Variante brasileira é encontrada em surto de COVID-19 do Vancouver Canucks
Canucks adiam jogos por conta de casos de coronavírus na equipe
Canucks adiam jogos por conta de casos de coronavírus na equipe
Até a tarde de domingo (03), metade do elenco do Vancouver Canucks testou positivo para a COVID-19. Além de 16 jogadores, três membros da comissão técnica e diversos parentes também foram diagnosticados com o vírus.
Segundo informações divulgadas pela ESPN norte-americana e jornais canadenses, entre os casos de Covid foi encontrada a variante brasileira (também conhecida como P.1.). De acordo com pesquisas feitas no Brasil, a variante, que surgiu em Manaus no mês de novembro, é mais transmissível do que as linhagens anteriores e também há indícios de que ela seja mais letal para pessoas jovens. Esse é o primeiro caso da P.1. na NHL, mas a área de Vancouver tem relatado muitos casos da variante.
Até o momento, ninguém da equipe foi hospitalizado, mas os infectados estão recebendo tratamento em casa. Alguns deles reportaram sintomas, como desidratação, fadiga, dor de cabeça, letargia e mal estar no geral. Um agente de um dos jogadores do time afirmou que o vírus “Derrubou muitos caras. Alguns nem conseguem sair da cama”.
O problema do Vancouver Canucks começou na terça-feira, quando Adam Gaudette foi retirado do treino depois de testar positivo para o coronavírus. Nas redes sociais, a mulher do jogador disse: “Meu marido não está em ótima forma, mas estou cuidando bem dele”. Segundo Micaela Gaudette, é como se o marido estivesse com uma gripe muito forte. Ela ainda ressaltou que eles têm seguindo todas as normas de segurança e que não sabe como o casal contraiu o vírus.
Até o momento, a NHL havia adiado 45 jogos por conta da COVID-19, sendo que apenas 8 deles eram de equipes do Canadá. Com a situação em Vancouver, esse número vai aumentar consideravelmente (até o momento, 4 partidas da equipe já foram adiadas). A liga inicialmente tinha planejado fechar o centro de treinamento do time até a próxima terça, com a volta dos jogos programada para quinta-feira. Porém, como o número de casos continua a aumentar, essas datas serão postergadas, e nos próximos dias a liga deve se pronunciar sobre o futuro do calendário.