Superliga da Europa é anunciada de forma oficial; veja clubes participantes
Torneio foi oficializado e irá reunir grandes clubes do continente
Torneio foi oficializado e irá reunir grandes clubes do continente
O que já era esperado se tornou realidade neste domingo (18). Em comunicado oficial, a Superliga da Europa foi anunciada como o mais novo torneio do futebol europeus. Sendo assim, após reunião entre os clubes, Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham foram classificados como os times fundadores da competição. Além disso, mais três equipes serão convidadas a ingressar antes da temporada inaugural, que vai ter início em breve.
Principais clubes de futebol da Europa anunciam a Super League, uma nova competição.
— Liverpool FC Brasil (@LFCBrasil) April 18, 2021
A motivação para a criação da Superliga da Europa ocorreu, principalmente, por conta da pandemia. Isso porque praticamente todos os clubes do continente foram afetados financeiramente. Dessa forma, o torneio, que ainda prevê uma disputa feminina, irá atrair patrocinadores e veículos interessados pelos direitos de transmissão.
“A criação da nova Liga ocorre quando a pandemia global acelerou a instabilidade do atual modelo econômico do futebol europeu. Durante anos, os Clubes Fundadores têm procurado melhorar a qualidade e intensidade das competições europeias existentes e, em particular, criar um torneio em que os melhores clubes e jogadores possam competir entre si com maior frequência. Os Clubes Fundadores acreditam que as soluções propostas pelos reguladores não resolvem as questões fundamentais, que são tanto a necessidade de oferecer jogos de maior qualidade, como a obtenção de recursos financeiros adicionais para todo o mundo do futebol, Assim que possível, após o início da competição masculina, será lançada a liga feminina correspondente, que contribuirá para o avanço e desenvolvimento do futebol feminino”, afirmou o comunicado.
Veja abaixo o formato da competição, com Florentino Pérez, mandatário máximo do Real Madrid, sendo eleito o presidente da Superliga.
- 20 clubes participarão, os 15 clubes fundadores e mais cinco times que serão classificados anualmente com base no desempenho da temporada anterior;
- Todas as partidas serão disputadas durante a semana, todos os clubes continuarão a competir nas respectivas ligas nacionais, preservando assim o calendário tradicional que está no centro da vida do clube;
- A temporada terá início em agosto com a participação dos clubes em dois grupos de dez, que farão partidas de ida e volta; Os três primeiros de cada grupo se classificam automaticamente para as quartas de final. As equipes que terminaram em quarto e quinto lugar jogarão um playoff adicional de duas partidas. Posteriormente, serão disputados playoffs de dois jogos a partir das quartas de final até a final, que será disputada em um único jogo, no final de maio, em local neutro.
MEDIDAS DA UEFA
Totalmente contra a criação da Superliga, a Uefa promete ser rígida com os clubes que participarem da disputa. Como forma de punição “os clubes serão banidos de participar de qualquer competição nacional, continental e internacional e seus jogadores serão proibidos de defenderem as seleções nacionais”, conforme indicado pela entidade. Agora, resta saber se os clubes fundadores vão resistir e seguir com a ideia.
UEFA, the English Football Association, the Premier League, the Royal Spanish Football Federation (RFEF), LaLiga, the Italian Football Federation (FIGC) and Lega Serie A have today released a statement.
Read it in full here: ?
— UEFA (@UEFA) April 18, 2021
LEIA MAIS