SeleInter? Internacional reforça time feminino com meia-atacante da seleção uruguaia
Ximena Velazco assinou contrato com o clube gaúcho até dezembro de 2021
Ximena Velazco assinou contrato com o clube gaúcho até dezembro de 2021
O Internacional acertou a contratação de uma estrela uruguaia para reforçar o time feminino, a meia-atacante Ximena Velazco, de 25 anos, do Peñarol. A princípio, o clube gaúcho fechou com a jogadora contrato de um ano. Contudo, o acordo prevê a extensão do vínculo até dezembro de 2022.
O estagi chegou com o anúncio que vocês estavam esperando! 👀
A SeleInter tá cada vez mais internacional 🤪🇺🇾 #VamoInter #GuriasColoradas
— Gurias Coloradas (@GuriasColoradas) April 14, 2021
A jogadora tem como características atuar mais pelos lados do campo, setor que o Internacional vê como carente no sentido de criar oportunidades para sua compatriota: a centroavante Wendy Carballo.
Ximena Velazco estava livre no mercado desde janeiro após não chegar a um acordo para renovar contrato com o Peñarol. Com o acerto, o Internacional dá fim a uma busca que começou em dezembro de 2020.
Com poucas opções de velocidade no futebol brasileiro, a diretoria passou a monitorar jogadoras em países vizinhos a fim de qualificar o elenco colorado para esta temporada. Além do Internacional, a atacante também estava no radar do Atlético-MG e Corinthians.
A carreira de Ximena Velazco
Nascida em Ciudad d La Costa, Uruguai, Ximena Daiana Velazco Nuñez de 25 anos é considerada uma dar principais jogadoras uruguaias na atualidade. Revelada pelo Nacional, ela conseguiu projeção atuando pelo rival Peñarol.
Com a camisa carbonera, Ximena marcou 38 gols em 58 partidas entre 2018 e 2020. Na última temporada, só para exemplificar, faz 10 gols no Campeonato Uruguaio. Em 2019, a meia-atacante foi eleita a melhor jogadora da competição.
Com passagens pelas seleções de base do Uruguai, Ximena Velazco defendeu acumula seis partidas pela equipe principal celeste. Ao todo, a atleta acumula 540 minutos em campo pelo time nacional.
Sua estreia foi na goleada por 7 a 0 sobre a Colômbia na Copa América Feminina de 2018. Apesar de não ter marcado gol, ela foi a destaque com quatro assistências na partida. No entanto, Ximena não conseguiu ajudar a equipe passar de fase na competição.