Verdão decide nesta quarta-feira (14) a Recopa Sul-Americana contra a equipe argentina
O Palmeiras terá mais uma chance de conquistar um título neste começo de temporada. Nesta quarta-feira, novamente em Brasília, o Verdão enfrentará o Defensa y Justicia pela segunda partida da Recopa Sul-Americana,
Por ter vencido a partida de ida por 2 a 1 na Argentina, o time brasileiro precisa apenas do empate para ser campeão. Para os argentinos, uma vitória por dois gols de diferença será o necessário para que o Halcón seja o vencedor da competição.
Mas e se o Defensa y Justicia vencer por 2 a 1 a partida desta quarta?
Uma vitória por 2 a 1 do Defensa (ou até qualquer vitória por um de diferença do time argentino) fará com que a partida vá para a prorrogação. Na Recopa, inexiste a regra do gol marcado fora de casa, com o regulamento ditando que o vencedor se dará por aquele que fez mais pontos nas duas partidas.
No caso de vitória dos argentinos, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols dentro do confronto. No caso de empate (como aconteceria neste e em outros casos), a partida vai para a prorrogação. Se ainda houver empate, o jogo irá para os pênaltis.
A regra é diferente da seguida pela Conmebol para suas competições masculinas (Libertadores e Sul-Americana) para as fases em que são disputadas em jogos de ida e volta (até as semifinais dos respectivos torneios). Estes todos, ao contrário da Recopa, observam a regra do chamado ‘gol qualificado’, que dá peso maior para os tentos marcados como visitante no desempate.
LEIA MAIS
Palmeiras x Defensa y Justicia: Verdão ganha a Recopa?
(Crédito da foto: Cesar Greco/Site Oficial do Palmeiras)