Em 1995, Verdão venceu de goleada El Nacional (EQU) no Palestra Itália; vitória ajudou Verdão a se classificar na competição
Há 26 anos, o Palmeiras aplicava sua maior goleada na história de suas participações na Libertadores. Em 4 de abril de 1995, o Verdão aplicou 7 a 0 no El Nacional (EQU), em partida da fase de grupos da competição.
As redes sociais da Libertadores lembraram da goleada, que ajudou o alviverde a avançar para a próxima fase do torneio daquele ano. O jogo fora disputado numa terça-feira á tarde, numa época em que o calendário era tão apertado como o de agora, mas com quase 17 mil pessoas no antigo Palestra Itália.
O contexto e o jogo
O Palmeiras havia vencido o Grêmio na estreia em seu grupo para depois ser derrotado pelo próprio El Nacional no Equador (o famoso jogo em que Edmundo discutiu com um repórter e derrubou uma câmera);. Depois, vitória sobre o Emelec, empate com o Grêmio e nova vitória sobre o Emelec colocaram o time praticamente na próxima fase.
Naquela tarde de 4 de abril, o Palmeiras, então treinado por Valdir Espinosa, começou pressionando e justamente Edmundo, aos 12 minutos, abriu o placar para o Verdão. Pouco depois, Rivaldo e Válber (antigos companheiros dos tempos de Mogi Mirim) aumentaram a vantagem palmeirense,
Ainda no primeiro tempo, o ‘Animal’ e Válber anotaram mais um cada. Na segunda etapa, Paulo Isidoro e Rivaldo completaram o resultado, até hoje não superado pelo time nas participações posteriores, mesmo com os títulos em 1999 e 2020.
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 4, 2021
Na Libertadores daquele ano, o Palmeiras avançaria até às quartas de final, caindo em dois jogos épicos para o Grêmio.
LEIA MAIS
Histórico narrador ajudou Edmundo a ganhar fama de ‘animal’ no futebol