Luiz Adriano tem aproveitamento de 28,5% em cobranças de pênaltis pelo Palmeiras
Artilheiro em 2020, Luiz Adriano não tem um bom desempenho em cobranças de penalidades
A derrota do Palmeiras para o Defensa y Justicia na Recopa Sul-Americana, que acabou deixando o time Alviverde com o vice-campeonato, marcou o retorno de Luiz Adriano ao time após o jogador se recuperar da covid-19 e ser multado por furar o período de isolamento para levar a mãe ao supermercado – o atacante ainda se envolveu em uma acidente e acabou atropelando um ciclista.
O retorno do camisa 10, porém, não foi como esperado. Luiz Adriano entrou em campo para o segundo tempo da prorrogação e praticamente não tocou na bola. Já na disputa de pênaltis, acabou desperdiçando a segunda cobrança para o Verdão – que ainda viu Weverton perdeu outra oportunidade e definir o time argentino como campeão.
+ Bom professor? Veja o desempenho de Neymar em cobranças de pênaltis na carreira
Esse foi o sétimo pênalti cobrado por Luiz Adriano com a camisa do Palmeiras desde o segundo semestre de 2019, quando ele chegou ao clube. Ao todo, o atacante desperdiçou cinco cobranças e marcou apenas dois gols – ou seja, um aproveitamento de apenas 28,5% das penalidades cobradas. E entre os pênaltis desperdiçados, estão o da final da Recopa e o contra o Al-Ahly, pela disputa do quarto lugar do Mundial de Clubes.
Um detalhe que chama atenção nas cobranças de pênaltis de Luiz Adriano é a insistência pela batida no lado direito – canto esquerdo dos goleiros. Assim como aconteceu contra o Defensa y Justicia, ele já havia batido e perdido dessa forma contra Água Santa, Tigres, Vasco e Al-Ahly. As duas penalidades convertidas também foram pelo lado direito.
Veja a lista de cobranças de pênaltis de Luiz Adriano pelo Palmeiras:
• Água Santa (Paulistão 2020) – errou (marcou o gol no rebote)
• Santos (Paulistão 2020) – marcou
• Corinthians (Paulistão 2020) – marcou
• Tigre-ARG (Libertadores 2020) – errou
• Vasco (Brasileirão 2020) – errou (marcou o gol no rebote)
• Al Ahly-EGI (dista do 4º lugar no Mundial de Clubes 2020) – errou
• Defensa y Justicia-ARG (final da Recopa 2021) – errou
Desempenho no futebol europeu:
De acordo com dados do site Transfermarkt, antes de chegar ao Palmeiras, Luiz Adriano marcou 27 gols de pênaltis no futebol europeu, acumulando passagens por Spartak Moscou, Milan e Shakhtar Donetsk. Foram quatro penalidades desperdiçadas. Vale destacar que o levantamento não leva em consideração decisão em disputa de pênaltis.