Qual é a importância da hidratação correta ao praticar esportes ao ar livre?
A hidratação correta durante a prática de esportes ao ar livre nem sempre é levada a sério por muitos atletas amadores. Esse tipo de atitude traz diversos prejuízos para a sua saúde, como tonturas e dificuldades de concentração.
A hidratação correta durante a prática de esportes ao ar livre nem sempre é levada a sério por muitos atletas amadores. Esse tipo de atitude traz diversos prejuízos para a sua saúde, como tonturas e dificuldades de concentração.
Para evitar futuros problemas, é essencial saber que tipo de líquido é indicado para cada perfil de atleta e quais são os seus benefícios da hidratação para a sua saúde.
Se você costuma cometer esse erro, venha comigo e conheça o jeito correto da hidratação, além de tirar todas as suas principais dúvidas.
Benefícios do consumo de água
Beber água durante os exercícios físicos traz diversos benefícios para o corpo humano. Para se ter uma ideia, a água ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga, tanto no momento da execução como após a atividade.
Outro ponto positivo é que a água não contém calorias, auxiliando aqueles que desejam perder peso com a atividade física. Além disso, uma hidratação de qualidade ajuda a impedir as cãibras, que ocorrem quando há ausência de nutrientes.
Os perigo da desidratação
A desidratação pode acontecer por vários motivos, sendo que os mais comuns são: a intensidade, duração das atividades físicas, o clima e a peça de roupa.
Um dos principais perigos da ausência de água no organismo é que o ritmo cardíaco do indivíduo pode aumentar em virtude da redução do volume sanguíneo. O problema é ainda maior quando há perda de 10% de líquido do corpo. Esse cenário pode trazer algumas consequências.
- Tonturas;
- Dificuldades de concentração;
- Espasmos musculares;
- Problemas renais.
Se a perda for acima de 20%, o perigo pode ser fatal para a pessoa. Por isso, busque sempre fazer a hidratação correta. Caso contrário, terá sérios problemas de saúde.
Líquidos indicados para hidratação
Durante uma atividade física, é muito comum o aumento do suor. Junto a isso, a perda de água também reduz a quantidade de eletrólitos, que é uma combinação de sódio e potássio.
O tipo e a intensidade do exercício é que determinará qual é a melhor forma de repor as perdas. Muita gente não sabe, mas nem sempre a água pura é o líquido ideal para a hidratação.
Para os exercícios físicos que duram mais de uma hora e as corridas de longa distância, o mais indicado é ingerir isotônicos e bebidas esportivas. Eles são essenciais porque contém calorias, vitaminas e sais minerais. Esses produtos têm o poder de repor os eletrólitos perdidos. Se preferir, pode adicionar a água de coco para a hidratação.
Uma boa hidratação é aquela em que a pessoa toma de 400 ml a 600 ml de líquidos duas horas antes da atividade física. No decorrer do exercício, você deve tomar 100 ml de água fria a cada 20 minutos.
Uma garrafa de hidratação pode ajudar durante a atividade física.
O risco do excesso da hidratação
É fundamental deixar claro que o excesso de hidratação pode trazer vários problemas para a sua saúde. Ele prejudica a performance e causa até mal-estar no indivíduo, gerando outros problemas, tais como:
- Queda dos níveis de sódio no organismo;
- Dores de cabeça;
- Náuseas;
- Vômitos.
Hidratação pós-treino
Ao contrário do que muita gente imagina, a hidratação após o treino também é essencial para a recuperação do organismo. No entanto, ela não pode ser feita de qualquer forma. Para executar esse processo da melhor forma, opte por líquidos gelados ou até com açúcar.
Após descobrir a importância da hidratação correta para esportes ao ar livre, não deixe de cuidar da sua saúde.