Entidade máxima do automobilismo aplicou sanção seis meses após confusão protagonizada por Luca Corberi
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) suspendeu o piloto Luca Corberi por 15 anos de qualquer atividade relacionada a entidade. Durante uma etapa realizada no dia 04 de outubro de 2020 pelo mundial de kart da categoria KZ em Lonato, na Itália, Luca teve um “ataque de fúria”.
O piloto abandonou a prova e, do lado de fora da pista, aguardou a passagem de Paolo Ippolito. Irritado, arremessou o próprio para-choque contra o kart do compatriota. Após o encerramento da prova, Corberi protagonizou cenas ainda mais lamentáveis e partiu para cima de Ippolito. No ponto de parada dos karts, Corberi chegou de surpresa, empurrou o adversário contra o muro e o agrediu.
Outros pilotos e funcionários da pista tentaram apartar a briga. Quando parecia que a situação iria acalmar, outra surpresa: o pai de Corberi também tentou atacar Ippolito, porém foi contido. No dia seguinte da corrida, o italiano de 23 anos anunciou sua aposentadoria das pistas.
https://www.youtube.com/watch?v=URc3Lf50v9M
Passados seis meses da confusão, a FIA julgou o caso por meio de seu Tribunal Internacional. O veredito da suspensão por 15 anos veta a participação do piloto de quaisquer eventos organizados pela entidade, bem como o exercício de cargos ou funções em nome da mesma e de suas afiliadas. A FIA emitiu um comunicado oficial e considerou que Corberi violou o regulamento e o código de boa conduta. Passível de recurso, a defesa tem o prazo de sete dias para recorrer da decisão.