Com contrato de empréstimo até junho, Dudu ainda não sabe se terá seus direitos econômicos comprados em definitivo pelo clube do Catar
Fora do Palmeiras desde julho do ano passado, quando acertou seu empréstimo ao Al-Duhail, do Catar, Dudu manteve o bom desempenho com a camisa do Verdão e ainda se firmou como um goleador, além das já tradicionais assistências. Em menos de um ano no futebol catari, o atacante encerrou a Lina Nacional como vice-artilheiro com 14 gols e segundo maior garçom da competição, com 10 assistências.
+ Palmeiras tem prazo apertado para inscrever jogadores na fase de grupos da Libertadores; veja quem pode chegar
Ao todo, Dudu disputou 32 jogos, marcou 15 gols e deu 14 assistências desde que chegou ao Al-Duhail – ou seja, são 29 participações diretas em gols nesse período, o que deixa o brasileiro com uma média de 0,90 participação em gol por jogo. Os dados são do Transfermarkt.
Para efeito de comparação, pelo Palmeiras, entre 2015 e o primeiro semestre de 2020, Dudu disputou 305 jogos, marcou 70 gols e deu 78 assistências – média de 0,48 participação em gol por partida com a camisa Alviverde.
— Palmeiras ???? (@Palmeiras) July 20, 2020
O atacante brasileiro se firmou como um dos principais jogadores da equipe, mas não foi inscrito para a primeira fase da Champions da Ásia porque ainda está com futuro indefinido. Para seguir no Al-Duhail, o clube tem que informar até o dia 15 de maio se irá exercer a compra de 80% dos direitos econômicos do jogador por seis milhões de euros (R$ 40 milhões) como previsto no contrato de empréstimo.
Se o clube catari não se manifesta dentro do prazo ou não chegar a um acordo com o Palmeiras, Dudu deve voltar e ser reintegrado ao elenco comandado por Abel Ferreira. Vale destacar que a diretoria do Verdão não estava disposta a renegociar o valor já acordado e quer receber o montante à vista.