Taison teve o retorno anunciado pelo Internacional após 11 anos no futebol europeu; veja quem já foi repatriado e quem ainda pode voltar ao Brasil nesta temporada
Os times da Série A do Campeonato Brasileiro 2021 estão precisando usar a criatividade em busca de reforços para a temporada, isso porque a situação financeira de todas as equipes ainda está sendo muito afetada pela pandemia do coronavírus. Diante do cenário complicado, as alternativas mais buscadas é por jogadores livres, empréstimos e atletas pouco aproveitados – e entre essas opções, estão os atletas repatriados.
Ao todo, até o momento, os clubes da elite brasileira repatriaram dez jogadores para a temporada de 2021. O nome mais recente é o do atacante Taison, que voltou ao Internacional, clube que o revelou para o futebol, após 11 anos na Europa.
O São Paulo, por sua vez, é o clube que mais repatriou atletas: o zagueiro Miranda, tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008 e que acumula passagens por Atlético de Madrid, Inter de Milão e futebol chinês, o volante William, que estava no futebol mexicano, e o atacante brasileiro naturalizado italiano Éder, que foi revelado pelo Criciúma, mas ganhou destaque na Itália com passagens por Sampdoria e Inter de Milão.
Veja a lista de jogadores repatriados por clubes da Série A para 2021:
Bruno Viana (Flamengo)
Danilo Barbosa (Palmeiras)
Éder (São Paulo)*
Hulk (Atlético-MG)
Jael (Ceará)
Miranda (São Paulo)
Rafinha (Grêmio)
Taison (Internacional)
Thiago Santos (Grêmio)
William (São Paulo)
Quem ainda pode chegar para 2021:
Entre os nomes que ainda podem ser repatriados para a atual temporada, o mais forte é o do atacante Douglas Costa, revelado pelo Grêmio e sonho da atual diretoria do Tricolor gaúcho. O jogador está emprestado pela Juventus ao Bayern de Munique, e já manifestou o desejo de retornar ao clube do coração.
O atacante Alex Teixeira aparece na lista de reforços de diversos clubes, e uma eventual negociação não seria tão complicada, já que o jogador está sem clube desde que o Jiangsu Sunning, da China, encerrou as atividades. Revelado pelo Vasco, o atleta de 31 anos está fora do futebol brasileiro desde 2010 – o que pesa em seu retorno é o alto salário.
No Shakhtar Donetsk desde 2011, Dentinho tem contrato com o clube ucraniano apenas até o fim de junho, e já pode assinar pré-contrato com qualquer equipe. O atacante revelado pelo Corinthians, porém, é sonho antigo e pode voltar ao clube Alvinegro.