Treinador argentino vê trabalho no Santos como “uma honra” e “um desafio muito grande e importante” em sua carreira
Na manhã desta segunda (1), o argentino Ariel Holan, de 60 anos, foi apresentado oficialmente pelo Santos como o novo treinador da equipe para a temporada de 2021.
Ao lado do presidente do clube, Andres Rueda, o comandante falou em entrevista coletiva sobre a necessidade de usar os atletas das categorias de base, do estilo de jogo de seus times e de sua expectativa em trabalhar no futebol brasileiro.
“Agradeço ao presidente pela confiança de me dar a honra de me escolher como treinador do Santos. Para mim, é um desafio muito grande. Ontem, quando andava pelo campo, pensava que ali jogou Pelé, Neymar e tantos outros. É um bicampeão do mundo, um tricampeão da América, uma marca mundial. Estar aqui me deixa muito feliz”, declarou Holan.
“Temos que buscar alternativas com jogadores jovens. Este é o primeiro desafio: encontrar as possibilidades na base para suprir jogadores de tanta experiência. Logicamente, precisamos de paciência com os jovens, mas creio totalmente que podem fazer muito bem (…) Tenho boa ideia de todos os jogadores, mas, quero vê-los nos treinamentos (…) Estamos trabalhando a equipe com os profissionais que o Santos tem”, afirmou o treinador.
“Temos de ver onde estão nossas forças. E nossas forças estão na base, no desenvolvimento do futebol dos jogadores do clube. Confiamos em todos os garotos. Podemos incorporá-los aos poucos ao elenco profissional. Vejo muito potencial em atletas jovens”, destacou.
Sobre seus conceitos de futebol, Ariel Holan explicou que quer o Santos como “protagonista” dentro e fora de casa e, acima de tudo, que a equipe tenha “mentalidade ofensiva”.
“O compromisso é de ter uma equipe protagonista em todos os campos (…) Quero que seja uma equipe que entre no campo adversário com a bola dominada, que tenha passes que quebrem linhas e tenha objetividade para ir ao gol adversário”, disse o argentino.
“Gosto do jogo de passe e recepção, um sistema em que a equipe busque a articulação e chegar ao arco rival. É disso que gosto nas equipes que dirijo: que tenham mentalidade ofensiva, que ataquem massivamente, com espaços para transição de jogo. Quem ataca bem, defende bem. É isso que vamos buscar”, completou Holan.
O novo comandante do Santos ainda enalteceu a chance de poder trabalhar no futebol brasileiro pela primeira vez.
“Tinha muita vontade de vir ao Brasil. É um futebol que admiro desde criança. Agora, se deram as condições, porque o presidente me deu a tranquilidade de levar adiante um trabalho sério, honesto. Isso foi determinante para tomar a decisão de vir ao Santos (…) Estar feliz é importante. É um desafio muito importante para mim”, revelou.
Ariel Holan começa a treinar o time nesta terça (2) e fará sua estreia na beira do campo como treinador do Santos no clássico contra o São Paulo, que acontece no próximo sábado (6), às 19h00, no estádio do Morumbi, pela terceira rodada do Campeonato Paulista.
LEIA TAMBÉM
Santos anuncia novo patrocinador para a temporada de 2021
Por causa de Bolsonaro, presidente do Inep é demitido após questão do Enem envolvendo Marta e Neymar
— Torcedores.com (@Torcedorescom) March 1, 2021