Holandês chegou a ultrapassar a três voltas do fim, mas teve de devolver a liderança para evitar punição
A Fórmula 1 de 2021 começou como terminou a de 2020: com Lewis Hamilton na frente. O piloto britânico da Mercedes venceu o GP do Bahrein, disputado neste domingo, em Sakhir, com menos de 1s de vantagem para o holandês Max Verstappen, da Red Bull, numa combinação de estratégia, experiência e talento.
Verstappen saiu na pole e manteve a liderança, tomada por Hamilton após a primeira janela de paradas nos boxes. Com boa vantagem, a Mercedes decidiu antecipar a segunda parada do heptacampeão. Verstappen parou depois, e saiu dos boxes a 9s.
Com o carro em melhor condição técnica e pneus mais novos, o holandês acelerou e parecia pronto para retomar a liderança nas voltas finais. No início da 53ª volta, tentou por fora na primeira curva e não teve sucesso; insistiu logo depois e, na curva 4, passou Hamilton.
O problema é que Max saiu dos limites da pista. E, por isso, a equipe ordenou que ele reduzisse e deixasse Hamilton passar. O holandês cumpriu a regra, mas perdeu ritmo e não conseguiu mais se reaproximar da Mercedes a ponto de tentar nova ultrapassagem. Acabou a prova a 0s745 do vencedor, e muito frustrado.
Os outros
Valteri Bottas, da Mercedes, completou o pódio, na terceira posição, e ainda ganhou um ponto extra por ter feito a melhor volta da corrida. Mesmo assim, não ficou muito satisfeito, por achar que a equipe o deixou em segundo plano na estratégia de corrida, privilegiando Hamilton. No pódio, mal comemorou.
Lando Norris, da McLaren, ficou em quarto, e Sergio Perez, da Red Bull, em quinto, depois uma brilhante prova de recuperação: teve de largar dos boxes por causa de problemas na volta de apresentação.
Outro destaque foi o japonês Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, que estreou na categoria com a nona posição. Mick Schumacher da Haas, terminou em 16º lugar, enquanto seu companheiro Nikita Mazepin, abandonou após sofrer acidente ainda na primeira volta.
Veja a classificação completa da prova e dos Mundiais de Pilotos e de Construitores.
A próxima prova da temporada da F1 será o GP da Emilia Romagna, no dia 18 de abril, no circuito de Ímola, na Itália.
LEIA MAIS:
Hamilton lidera lista de milionários da F1; veja os cinco mais bem pagos
Equipes de F1 têm limite de gastos em 2021; veja outras mudanças no regulamento