Lendário narrador de F1, Murray Walker morre aos 97 anos
Carismático, o britânico era considerado a “principal voz da Formula 1”
Carismático, o britânico era considerado a “principal voz da Formula 1”
Morreu neste sábado (13), aos 97 anos, Graeme Murray Walker, lendário jornalista e narrador de Formula 1. A causa ainda não foi divulgada, mas a informação foi confirmada pelo British Drivers Club (Clube dos Pilotos Britânicos), do qual Murray era membro.
Conhecido por seu estilo bem humorado e entusiasmado nas narrações, Murray iniciou a carreira no jornalismo esportivo antes mesmo da criação da Formula 1. Transmitindo corridas de categorias do motociclismo, fez parceria na BBC por 13 anos com seu pai, Graham Walker, de 1949 a 1962.
Carreira na F1
Ainda pela BBC, participava esporadicamente das transmissões na Formula 1 na década de 1970, sendo efetivado em 1978 e permanecendo até 1996 na emissora. Neste período, de 1980 a 1993 fez uma dupla icônica com o campeão mundial de Formula 1, James Hunt. Após a morte de Hunt, o ex-piloto Jonathan Palmer foi seu parceiro de transmissões por três anos, até 1996, mesmo ano em que foi homenageado pela Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados ao esporte a motor.
Em 1997, após a BBC perder os direitos televisivos da categoria, transferiu-se para a ITV e fez outra grande dupla com o também ex-piloto Martin Brundle até 2001, quando aposentou-se. A emissora britânica recuperou os direitos da categoria em 2009 e Walker apareceu ocasionalmente em transmissões por alguns anos.
Equipes, dirigentes, além de pilotos e fãs do automobilismo e motociclismo prestaram suas homenagens ao respeitado narrador. A página oficial da Formula 1 publicou em seus perfis nas mídias sociais a tristeza ao anunciar a notícia: “Estamos profundamente tristes pela morte de Murray Walker. Seu amor pelo esporte inspirou milhões de fãs ao redor do mundo. Ele será sempre parte de nossa história e sentiremos carinhosamente sua falta.”
LEIA MAIS:
Ferrari lança SF21 e F1 encerra apresentações de modelos para 2021