PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Fracasso na Europa? Vampeta foi campeão nacional e melhor volante de importante campeonato europeu

Fracasso na Europa? Vampeta foi campeão nacional e melhor volante de importante campeonato europeu

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Jogador é ídolo do Corinthians e não brilhou em outras aventuras na Europa, mas em uma delas foi destaque

Vampeta é conhecido por ter sido folclórico em boa parte da carreira, mas se tornou ídolo de uma das torcidas mais exigentes e apaixonadas do Brasil: a do Corinthians. O ex-jogador, campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, também ficou marcado por não ter feito longa carreira na Europa, mesmo com passagens por clubes importantes como Inter de Milão e PSG.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porém, você sabia que Vampeta já brilhou, sim, na Europa e foi o melhor volante de um campeonato nacional?

Revelado pelo Vitória em 1992, o então jovem Vampeta atuava tanto na lateral, como no meio-campo. O jogador chegou a se destacar, até que foi contratado pelo PSV em 1994.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para dar rodagem ao brasileiro, o PSV o emprestou ao VVV-Venlo, também da Holanda, e depois marcou seu retorno ao Brasil para atuar no Fluminense. Após dois anos, mais maduro e aos 22, Vampeta retornou à Holanda para ter sua primeira chance no clube de Eindhoven.

Foi então, na temporada 1996/97, que Vampeta brilhou no Campeonato Holandês. O jogador, já como volante de fato, ajudou o time a conquistar o título nacional para cima do Ajax, que vinha de uma geração que no ano anterior conquistou a Liga dos Campeões da Europa. O volante foi considerado o melhor volante do Campeonato Holandês e foi cobiçado por vários clubes, mas marcou seu retorno ao Brasil no ano seguinte para assinar em definitivo com o Corinthians.

Após sucesso no Timão, o atleta só retornaria à Europa para as passagens de pouco sucesso citadas acima, em 2000, no PSG e na Inter de Milão. Retornou em 2001 para o Flamengo, não teve sucesso, e em 2002 voltou para o Corinthians.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Comentarista detona Corinthians e diz que sucesso de Flamengo e Palmeiras mostram incompetência do clube

PUBLICIDADE
Better Collective