Conmebol já trabalha com a possibilidade de que competição, a ser disputada na Colômbia e Argentina, tenha apenas dez seleções
A Copa América 2021 não deverá ter seleções convidadas. O blog de Rodrigo Mattos, do Uol Esporte, aponta que a Conmebol, já admite que não conseguirá firmar convites para seleções de outros continentes à tempo para que a competição, marcada para o meio do ano, tenha dez seleções.
Inicialmente, Austrália e Qatar seriam as seleções convidadas a jogar o torneio, que será realizado na Argentina e na Colômbia. Mas ambos os países desistiram de levar seus times para a Copa por motivos ligados à pandemia do coronavírus. Que também vem impedindo que outros países assumam estas duas vagas.
A Conmebol vinha tentando países da Ásia para poderem substituir qataris e australianos. Mas as restrições ainda derivadas da Covid-19 já começam a fazer a entidade a repensar os planos e a aceitar a possibilidade de que apenas as dez seleções afiliadas à confederação disputem o certame.
O plano original deve afetar a tabela da Copa América. No plano original, as seleções seriam divididas em dois grupos com seus seleções cada. Com dez equipes, a tabela deve colocar as dez equipes em dois grupos de cinco times, com um descansando a cada rodada da fase inicial.
Como o planejamento dos direitos de transmissão davam conta de 12 times na competição, a Conmebol também terá que lidar com possíveis perdas financeiras que a mudança do formato poderia gerar. A entidade ainda não elaborou uma decisão oficial sobre o caso.
LEIA MAIS
Crise de Covid-19 frusta planos da Disney com a ESPN no Brasil
(Reprodução – Copa América – Facebook)