Com multa estipulada em 50 milhões de euros, cria da base do Santos pode se transferir para a Europa
Alexandre Tam tem contrato com o Santos até abril de 2022
O meia-atacante Alexandre Tam pode deixar o futebol brasileiro sem antes atuar profissionalmente pelo Santos. O jogador de 21 anos, cria base do clube, tem contrato válido até abril de 2022. Pela legislação, ele estará livre para assinar pré-contrato com outra equipe seis meses antes do encerramento do compromisso. Se isso acontecer, o Alvinegro Praiano perderá um de seus jogadores mais promissores e não receberá nada por isso.
O Torcedores.com apurou que não faltam interessados em Alexandre Tam que disputou a última Série B do Campeonato Brasileiro pelo Confiança. Ele era inclusive, ao lado de Caio Mota, Kaio Jorge e Yuri Alberto, considerado uma das possíveis vendas que o Santos poderia fazer para aliviar o caixa. Nos últimos dias, o atleta recebeu sondagens de clubes europeus em busca de informações sobre sua situação contratual.
Enquanto aguarda um contato do Santos para tratar da sua permanência ou não na Vila Belmiro, o empresário do atleta, Ulisses Jorge já admite a possibilidade de começar a ouvir ofertas do Velho Continente. Afinal, Alexandre Tam não vem sendo utilizado pelo técnico Ariel Holan neste começo de temporada. O atleta, inclusive, sequer foi inscrito pela diretoria alvinegra para a disputa da Copa Libertadores da América.
Internamente a postura do departamento de futebol tem desagradado alguns conselheiros. O que se diz nos bastidores é que muitos meninos não têm recebido a devida atenção e estão sendo subvalorizados. No meio disso tudo, ele vem deixando claro a pessoas próximas o seu desejo de seguir na Vila Belmiro. Por isso, Alexandre Tam voltou a treinar com o grupo principal na última semana. Afinal, existe um temor que o atleta deixe o clube a custo zero.
Jogador é bem avaliado no mercado europeu
O Torcedores.com apurou que Alexandre Tam está na mira de três equipes de Portugal. Afinal, Ulisses Jorge têm entrada nos principais clubes. O Peixe não comenta especulações, mas seu perfil se encaixa no que os clubes europeus desejam: boa presença no ataque sem deixar de auxiliar a marcação. De acordo com informações obtidas pela reportagem, sua multa rescisória está estipulada em 50 milhões de euros (R$ 327,9 milhões, pela cotação atual).
A carreira de Alexandre Tam
Nascido no Guarujá, São Paulo, Alexandre Gomes Felipe, o Tam, ingressou nas divisões de base do Santos em 2013. Comandado pelo técnico Araão Alves dos Santos, ele começou a se destacar pela velocidade, dribles curtos, visão de jogo, passe preciso e finalização nos chutes de média à longa distância.
Em 2019, Alexandre Tam foi promovido ao time profissional após impressionar o técnico Jorge Sampaoli na vitória do Santos por 3 a 1 sobre o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro Sub-23. Posteriormente, ficou relacionado 10 vezes para o banco de reservas, mas não foi utilizado pelo argentino. No ano passado, o meia-atacante foi emprestado ao Confiança onde disputou seis partidas e totalizou 110 minutos em campo.