Rildo tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2023
Pensando na formação do elenco para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo segue ativo no mercado. Após confirmar a contratação de seis reforços, a diretoria negocia o empréstimo do meia Rildo, do Grêmio. A informação foi divulgada primeiramente pelo site “GE.com” e confirmada posteriormente pelo Torcedores.com.
Rildo, fruto das categorias de base do clube gaúcho, não está nos planos do técnico Renato Portaluppi para a temporada de 2021. Por isso, a negociação pode ser facilitada com o clube da Estrela Solitária. O Botafogo monitora a promessa tricolor desde o ano passado e tentou contratá-lo anteriormente, sem sucesso.
O Torcedoes.com apurou que o diretor executivo de futebol do Botafogo, Eduardo Freeland, trabalha para finalizar a negociação o mais rápido possível pois há outros interessados no atleta: Bahia, Chapecoense, Goiás e Sport. Todos conversaram com o empresário do jogador, Márcio Schimitd, que está avaliando o melhor projeto esportivo para a carreira do atleta.
O Botafogo se propôs a assumir os vencimentos do meia-atacante durante o empréstimo. No entanto, em caso de proposta do exterior, Rildo pode ser vendido sem a anuência do clube alvinegro, que garantiria apenas a taxa de vitrine – cerca de 10%. Além disso, o acordo prevê a compra de ‘fatias’ dos direitos econômicos ao longo do compromisso.
A carreira de Rildo
Nascido em Rondonópolis, Mato Grosso, Rildo Gonçalves de Amorim Filho ingressou no futebol através da Academia de Futebol de Rondonópolis. Aos 13 anos, ele foi para o São Paulo em 2015. Ele, inclusive, é da mesma geração que revelou o meia Helinho e o atacante Brenner.
Ambidestro, o jogador de destaca pela velocidade, habilidade, agilidade, visão de jogo e passe preciso. Em 2017, Rildo foi contratado para reforçar a equipe sub-20 do Grêmio. Lá, atuou ao lado do goleiro Phelippe Megiolaro, do meia Diego Rosa e dos atacantes Léo Chu, Tetê, Jhonata Robert e Guilherme Azevedo.
Em 2020, Rildo disputou quatro partidas oficiais pela equipe profissional do Grêmio. Ele foi utilizado nos jogos contra o Novo Hamburgo pelo Campeonato Gaúcho, Universidad Católica na Copa Libertadores da América e nos confrontos diante de Bahia e Atlético Mineiro válidos pelo Campeonato Brasileiro.
Destaque do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020, o meia-atacante tem contrato com o clube até dezembro de 2023. Além disso, a diretoria tricolor estipulou a multa rescisória em 50 milhões de euros (R$ 340 milhões, pela cotação atual). O alto valor foi a forma que os dirigentes encontraram para blindar o garoto do assédio de clubes europeus.
No ano passado, só para exemplificar, Rildo entrou no radar do City Football Group. O conglomerado é responsável por administrar 11 clubes de futebol no mundo todo entre eles os mais conhecidos estão o Manchester City, da Inglaterra, Girona da Espanha, New York City, dos Estados Unidos e o Yokohama Marinos, do Japão.