Jonathan está livre no mercado desde que deixou o Athlético Paranaense no começo de 2021
O Botafogo procurou o empresário Francis Mello nos últimos dias e fez uma consulta sobre a situação do lateral-direito Jonathan, livre no mercado após não renovar seu contrato com o Athletico Paranaense para a temporada de 2021. O Torcedores.com apurou que o interesse esbarra no alto salário do defensor.
Segundo ouviu a reportagem, o Botafogo vê com ânimo a possibilidade de viabilizar o negócio. No entanto, o jogador terá que ceder no aspecto financeiro. O valor do salário de Jonathan no Athletico Paranaense, só para exemplificar, era de R$ 180 mil.
O Botafogo, por sua vez, não abre mão de seguir fielmente com o planejamento para não estourar o teto salarial. A política alvinegra aponta para um valor máximo salarial de R$ 280 mil. A faixa é ocupada, atualmente, pelo goleiro Gatito Fernández.
Os valores atuais são considerados caros pelo Botafogo. Além disso, existem outros complicadores que impedem a formalização de uma oferta. A diretoria sinaliza com um contrato até dezembro deste ano. Jonathan, por sua vez, quer um vínculo até o fim de 2022.
Apesar de o técnico Marcelo Chamusca ter aprovado a contratação do atleta para dar mais experiência ao elenco, a forma física de Jonathan preocupa a comissão técnica alvinegra. Afinal, Jonathan acumulou lesões musculares na última temporada.
A carreira de Jonathan
Revelado pelo Cruzeiro, Jonathan Cícero Moreira surgiu para o futebol na geração que revelou o zagueiro Luisão. Em sete temporadas com a camisa celeste, o lateral-direito conquistou três vezes o Campeonato Mineiro: 2006, 2008 e 2009.
Após deixar o clube mineiro, Jonathan teve breve passagem pelo Santos quando venceu a Copa Libertadores da América de 2011. No mesmo ano, foi contratado pela Internazionale para o lugar do brasileiro Maicon, que no ano seguinte foi vendido para o Manchester City.
Jonathan disputou 83 partidas e marcou seis gols com a camisa Nerazzurri. Nesse ínterim, o defensor acumulou boas atuações. Por isso, chegou a ter o nome cogitado para defender a seleção italiana. No entanto, rechaçou a possibilidade devido ao desejo de jogar pelo Brasil.
No retorno ao futebol brasileiro, Jonathan atuou pelo Fluminense de 2015 a 2016. Ao todo, disputou 27 partidas oficiais pelo clube. Mas teve uma passagem marcada por diversas lesões musculares durante o período que atuou pelo Tricolor das Laranjeiras.
Antes de ficar livre no mercado, o lateral-direito defendeu o Athletico Paranaense de 2017 a 2021. Nesse período, ele disputou 127 partidas e fez quatro gols. Além disso, marcou seu nome na história do clube conquistando a Copa Sul-Americana de 2018, a Copa do Brasil de 2017 e o Campeonato Paranaense de 2020.