Athletico, Grêmio e São Paulo disputam contratação de Matheus Babi; Botafogo dificulta negociação
Matheus Babi tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2021
Um dos destaques do Botafogo em 2020, Matheus Babi tem o futuro indefinido no clube. O atacante de 23 anos tem sondagens do Athletico Paranaense, Grêmio e São Paulo, e espera pela proposta para compra dos direitos econômicos.
Matheus Babi tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2021. O Torcedores.com apurou que o tema, portanto, é conduzido pelo Serra Macaense, clube do interior do Rio de Janeiro, com o qual o jogador alvinegro tem vínculo até fevereiro de 2023.
A reportagem confirmou com fontes ligadas ao jogador que nenhuma oferta foi oficializada ao Botafogo. No entanto, o clube da Estrela Solitária está contando com a venda de Matheus Babi para reforçar as finanças para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
Entretanto, o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, descartou uma oferta do futebol europeu. No último mês, só para exemplificar, Matheus Babi foi procurado pelo Santa Clara, de Portugal. O acordo, inclusive, previa a compra dos direitos econômicos por 2,5 milhões de euros (R$ 17,2 milhões pela cotação atual).
O dirigente alvinegro considerou a cifra ‘muito abaixo’ do que deseja para o clube negociar sua ‘fatia’. Por outro lado, O empresário do jogador, Sandro Silva, ex-volante de Botafogo, Palmeiras e Vasco, tenta mediar um acordo que seja bom para os dois lados.
Matheus Babi está ‘fatiado’ em três pedaços
O Botafogo tem 40% dos direitos econômicos de Matheus Babi. O centroavante pertence ao Serra Macaense, dono de 30% do passe. Os outros 30% pertencem a um grupo de empresários. O jogador tem contrato com o Alvinegro até dezembro de 2021.
Os atuais 40% do Botafogo são considerados uma taxa de vitrine, ou seja, caso o Serra Macaense receba uma oferta, o clube da Estrela Solitária tem a preferência, cobrir, pagar e posteriormente, obter a parte que pertence ao time do interior do Rio de Janeiro.
Além disso, o acordo prevê a divisão do valor entre as partes caso Matheus Babi seja negociado nesse período. No Brasil, só para exemplificar, o atleta foi procurado recentemente por Atlético-MG e Internacional. Porém, os clubes não avançaram nas conversas com o Serra Macaense devido ao assédio de times da Arábia Saudita e Coreia do Sul.
Por outro, o Botafogo tenta convencer o atacante a ficar. A diretoria alvinegra argumenta que Matheus Babi teria mais visibilidade nesta temporada. O Serra Macaense, por sua vez, só admite conversar caso o Glorioso compre mais uma ‘fatia’ dos direitos econômicos.
Mesmo com contrato com o Botafogo, os representantes garantem que a joia não jogará a Série B do Campeonato Brasileiro. Afinal, há o entendimento de Matheus Babi ficará desvalorizado no mercado da bola. Enquanto isso, o jogador seguirá atuando com a camisa alvinegra no Campeonato Carioca e Copa do Brasil.
Matheus Babi no Botafogo
Matheus Babi chegou ao clube de General Severiano após ser o destaque do Macaé no Campeonato Carioca. Ao todo, o atacante marcou 15 gols em 47 jogos com a camisa alvinegra. Revelado pelo Leão do Norte Fluminense, o atacante acumula passagens por America-RJ e Grêmio.