PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Ídolo e segundo maior artilheiro do Santos, ex-atacante Pepe, o “Canhão da Vila”, comemora 86 anos

Ídolo e segundo maior artilheiro do Santos, ex-atacante Pepe, o “Canhão da Vila”, comemora 86 anos

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Maior “goleador terráqueo” da história do Santos, “Seo Pepe” completa mais um ano de uma vida dedicada ao futebol

Ex-atacante do Santos e da seleção brasileira, José Macia, conhecido mundialmente por Pepe, nasceu no dia 25 de fevereiro de 1935, uma segunda-feira de Carnaval, na cidade de Santos, e comemora nesta quinta-feira 86 anos de vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Mais santista de todos os santistas”, o ex-jogador é ídolo da torcida alvinegra e considerado o maior ponta-esquerda da história do Santos, sendo 750 partidas vestindo a camisa do Peixe com 405 gols assinalados, o segundo maior artilheiro da história do clube.

Pepe começou a carreira no São Vicente, também da Baixada Santista, e chegou à Vila Belmiro em 1951, estreando na equipe profissional três anos depois.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 1955, marcou o gol do título do Campeonato Paulista em jogo contra o Taubaté, vencido pelo Peixe por 2 x 1, troféu que o clube não conquistava havia duas décadas, o primeiro de muitos em sua vitoriosa trajetória pelo Alvinegro Praiano.

O “Canhão da Vila”, como ficou conhecido em razão de seu potente chute com a perna esquerda, já se auto-proclamou por diversas vezes como o maior goleador “terráqueo” do único time que defendeu como atleta profissional.

“Eu sou o maior artilheiro da história do Santos, porque o Rei não conta, ele é de outro mundo”, brinca sorridente o ex-atacante, referindo-se a Pelé, que balançou as redes 1091 vezes com a lendária camisa 10 santista.

PUBLICIDADE

Pepe jogou por 15 anos no Santos, entre 1954 e 1969, e conquistou 25 títulos: 11 Campeonatos Paulistas, seis Campeonatos Brasileiros, duas Copas Libertadores da América, dois Mundiais Interclubes e quatro Torneios Rio-São Paulo, tornando-se o jogador com mais títulos por uma única equipe.

PUBLICIDADE

Por clubes, é também o quarto maior artilheiro do futebol brasileiro, atrás somente de Pelé, Roberto Dinamite e Zico.

Pepe, ex-atacante do Santos e da seleção brasileira (Foto: Reprodução/ Site Santos FC)

Pepe, ex-atacante do Santos e da seleção brasileira (Foto: Reprodução/ Site Santos FC)

Defendendo a seleção brasileira, Pepe entrou em campo 40 vezes anotando 22 gols, e integrou o elenco que ganhou as Copas do Mundo de 1958 e 1962, na Suécia e Chile, respectivamente.

O ex-jogador se despediu do Santos em 1969, em clássico contra o Palmeiras realizado na Vila Belmiro. Extremamente disciplinado mesmo sendo “caçado” pelos adversários, Pepe jamais foi expulso de campo e recebeu o troféu Belfort Duarte pelo mérito.

Após se aposentar dos gramados, Pepe então seguiu a carreira de treinador e comandou o próprio Santos em 371 partidas, além de passagens por Internacional de Limeira, São Paulo, Guarani, Portuguesa, Ponte Preta, Portuguesa Santista, Athletico Paranaense, Verdy Kawazaki (Japão), Al-Ahli (Qatar) e seleção peruana, entre outros.

PUBLICIDADE

Aos 86 anos, o “Canhão da Vila” se tornou um “oldtuber” ou, segundo ele, “o youtuber mais velho” do país. Incentivado pela filha, que é jornalista, o ídolo santista criou o “Canal Pepe 11″ no YouTube, onde ele relembra histórias curiosas e engraçadas que viveu no futebol, dentro e fora das quatro linhas.

Em 13 de novembro do ano passado, Pepe deu entrada no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, por ter sido contaminado pela Covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Três dias depois, o ex-atleta já não apresentava mais sinais da infecção e recebeu alta no décimo dia após a internação.

LEIA TAMBÉM

Bahia x Santos: veja como assistir ao duelo do Brasileirão AO VIVO

“Eu chamo ele de Pirlo da Vila”, diz Pituca sobre seu provável substituto no Santos

Better Collective