Palmeiras e Flamengo são os campeões das últimas duas edições da Copa Libertadores da América
Previsto para ser implantado a partir de 2021, o Super Mundial de Clubes da Fifa foi adiado devido aos problemas com o calendário após o início da pandemia de Covid-19 no ano passado e ainda não tem uma previsão de quando será disputado. Por isso, segundo informações do “ge.com“, Palmeiras e Flamengo ainda não estão garantidos na primeira edição do novo formato.
A expectativa da Fifa era que o Super Mundial de Clubes, com a participação de 24 clubes, fosse inaugurado em junho da temporada 2021, pois a competição entraria no calendário na vaga da extinta Copa das Confederações e seria disputado de quatro em quatro anos.
Leia também: Libertadores 2021 já tem 37 classificados; restam apenas mais 10 vagas
Mas não foi possível por causa da pandemia e a entidade que comanda o futebol mundial até já confirmou que o Mundial de 2021 será no formato atual, com uma equipe de cada continente e uma do país-sede, e disputada no Japão, em dezembro deste ano. Nenhum time ainda está classificado para essa competição.
Assim, de acordo com a reportagem, é provável que Palmeiras e Flamengo estejam na edição inicial do novo Mundial, mas não é possível ainda “bater o martelo”, pois nem a Fifa, nem a Conmebol e muito menos a CBF sabem com certeza.
Sem espaço para ser disputado em 2021, pois a janela no calendário mundial deste ano foi cedido pela Fifa para as disputas da Copa América e da Eurocopa, adiadas no ano passado, o Super Mundial de Clubes não deve ser disputado também em 2022, já que haverá a disputa da Copa do Mundo no Qatar.
Agora, a previsão é de que o torneio seja organizado em 2023, na China, mas o critério para definir os classificados não tem previsão e outras competições já estão programadas pela Fifa como Copa Africana de Nações, a Copa de Ouro da Concacaf e a Copa da Ásia.
LEIA MAIS:
Após saída do Flamengo, atacante fica próximo de acerto com o Corinthians
Ídolo do River detona Felipe Melo após queda do Palmeiras no Mundial