Leonardo Jardim está disponível no mercado desde que deixou o Monaco em 2019
Mesmo com o Flamengo tendo chances de conquistar o Campeonato Brasileiro, Rogério Ceni não está garantido para a temporada 2021. O Torcedores.com apurou que o treinador só permanece no clube em caso de conquista nacional.
A ordem do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, era manter essa informação em sigilo para não tirar o foco do time da partida contra o Internacional. Afinal, o jogo de domingo é tratado como uma ‘final’ de Campeonato Brasileiro.
Porém, não existe segredo entre dirigentes e conselheiros do Flamengo. Oficialmente o clube não está no mercado em busca de um treinador. No entanto, a diretoria analisa alguns nomes que são oferecidos por empresários, representantes e intermediários da bola.
De acordo com o jornal francês “L’Équipe”, Leonardo Jardim pode assumir o Flamengo em 2021. Ainda segundo a publicação, o treinador estaria disposto a comandar um clube brasileiro na próxima temporada. Recentemente, ele foi cotado para substituir Jorge Sampaoli no Atlético-MG. Mas as partes nunca conversaram sobre o assunto.
Jardim está sem clube desde que deixou o comando do Monaco em 2019. Sua última partida pelo clube foi na goleada diante do Lille. Um imponente 5 a 1 pela 19ª rodada do Campeonato Francês. Porém, foi demitido devido à falta de regularidade do time na competição.
Segundo fontes ouvidas pelo Torcedores.com, a diretoria do Flamengo considera o português um bom nome, mesmo com o treinador desempregado desde 2019. Afinal, ele possui títulos nacionais conquistados por clubes da França, Grécia e Portugal.
Além disso, a cúpula entende que Leonardo Jardim é um bom nome para implementar uma filosofia de jogo ofensiva na equipe, algo que a diretoria busca desde que Jorge Jesus se desligou do clube para comandar o Benfica, em maio de 2020.
O técnico, que comandou o Monaco por seis temporadas, é representado na América do Sul por Giuliano Bertolucci, sócio dos super agentes Kia Joorabchian e Pini Zahavi, responsável por intermediar a ida de Jorge Jesus para o Flamengo em 2019.
Apesar de não falar abertamente, o Flamengo já tem noção dos valores para uma futura conversa. O ‘pacote’ Leonardo Jardim custa 10,2 milhões de euros (R$ 66,4 milhões, pela cotação atual) por ano, ou seja, R$ 5,5 milhões por mês.
O valor, inclusive, contempla a presença Luís Campos, coordenador técnico, na comissão técnica. O auxiliar Nélson Caldeira, os preparadores físicos António Vieira e José Barros, os observadores João Sacramento e Admar Lopes, além do scout Bruno Correia.
Recentemente, Leonardo Jardim teve o nome especulado para assumir o comando da seleção do Chile e Equador, mas as conversas não avançaram. Apesar das especulações, o Flamengo segue apostando suas fichas em Rogério Ceni, que pode conduzir o clube ao título Brasileiro.
A carreira de Leonardo Jardim
Nascido na Venezuela, José Leonardo Jardim Nuno Alves Souza Jardim é filho de imigrantes portugueses que ingressaram na América do Sul no começo dos anos 70. Porém, logo aos três anos, a família retornou para Portugal, onde passou a residir na Ilha da Madeira.
Formado em educação física, Jardim finalizou o curso de treinador profissional quando tinha apenas 24 anos. Seu primeiro clube foi o Camacha, de Portugal, em 2003. Posteriormente comandou o Chaves, Beira-Mar, Braga, Olympiakos, Sporting e Monaco.
Nesse ínterim, venceu a Taça da Madeira (2003/2004), o Campeonato Português da 2ª divisão (2009/2010), o Campeonato Grego (2012/2013), a Copa da Grécia (2012/2013) e o Campeonato Francês (2016/2017). Além disso, foi eleito o melhor treinador da Ligue 1 na temporada 2016/2017.