Home Mercado da Bola Leonardo Jardim no Flamengo: técnico português tem chances de ser contratado?

Leonardo Jardim no Flamengo: técnico português tem chances de ser contratado?

Leonardo Jardim está disponível no mercado desde que deixou o Monaco em 2019

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Leonardo Jardim está disponível no mercado desde que deixou o Monaco em 2019

Mesmo com o Flamengo tendo chances de conquistar o Campeonato Brasileiro, Rogério Ceni não está garantido para a temporada 2021. O Torcedores.com apurou que o treinador só permanece no clube em caso de conquista nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A ordem do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, era manter essa informação em sigilo para não tirar o foco do time da partida contra o Internacional. Afinal, o jogo de domingo é tratado como uma ‘final’ de Campeonato Brasileiro.

Porém, não existe segredo entre dirigentes e conselheiros do Flamengo. Oficialmente o clube não está no mercado em busca de um treinador. No entanto, a diretoria analisa alguns nomes que são oferecidos por empresários, representantes e intermediários da bola.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o jornal francês “L’Équipe”, Leonardo Jardim pode assumir o Flamengo em 2021. Ainda segundo a publicação, o treinador estaria disposto a comandar um clube brasileiro na próxima temporada. Recentemente, ele foi cotado para substituir Jorge Sampaoli no Atlético-MG. Mas as partes nunca conversaram sobre o assunto.

Jardim está sem clube desde que deixou o comando do Monaco em 2019. Sua última partida pelo clube foi na goleada diante do Lille. Um imponente 5 a 1 pela 19ª rodada do Campeonato Francês. Porém, foi demitido devido à falta de regularidade do time na competição.

Segundo fontes ouvidas pelo Torcedores.com, a diretoria do Flamengo considera o português um bom nome, mesmo com o treinador desempregado desde 2019. Afinal, ele possui títulos nacionais conquistados por clubes da França, Grécia e Portugal.

PUBLICIDADE

Além disso, a cúpula entende que Leonardo Jardim é um bom nome para implementar uma filosofia de jogo ofensiva na equipe, algo que a diretoria busca desde que Jorge Jesus se desligou do clube para comandar o Benfica, em maio de 2020.

PUBLICIDADE

O técnico, que comandou o Monaco por seis temporadas, é representado na América do Sul por Giuliano Bertolucci, sócio dos super agentes Kia Joorabchian e Pini Zahavi, responsável por intermediar a ida de Jorge Jesus para o Flamengo em 2019.

Apesar de não falar abertamente, o Flamengo já tem noção dos valores para uma futura conversa. O ‘pacote’ Leonardo Jardim custa 10,2 milhões de euros (R$ 66,4 milhões, pela cotação atual) por ano, ou seja, R$ 5,5 milhões por mês.

O valor, inclusive, contempla a presença Luís Campos, coordenador técnico, na comissão técnica. O auxiliar Nélson Caldeira, os preparadores físicos António Vieira e José Barros, os observadores João Sacramento e Admar Lopes, além do scout Bruno Correia.

Recentemente, Leonardo Jardim teve o nome especulado para assumir o comando da seleção do Chile e Equador, mas as conversas não avançaram. Apesar das especulações, o Flamengo segue apostando suas fichas em Rogério Ceni, que pode conduzir o clube ao título Brasileiro.

PUBLICIDADE

A carreira de Leonardo Jardim

Nascido na Venezuela, José Leonardo Jardim Nuno Alves Souza Jardim é filho de imigrantes portugueses que ingressaram na América do Sul no começo dos anos 70. Porém, logo aos três anos, a família retornou para Portugal, onde passou a residir na Ilha da Madeira.

Formado em educação física, Jardim finalizou o curso de treinador profissional quando tinha apenas 24 anos. Seu primeiro clube foi o Camacha, de Portugal, em 2003. Posteriormente comandou o Chaves, Beira-Mar, Braga, Olympiakos, Sporting e Monaco.

Nesse ínterim, venceu a Taça da Madeira (2003/2004), o Campeonato Português da 2ª divisão (2009/2010), o Campeonato Grego (2012/2013), a Copa da Grécia (2012/2013) e o Campeonato Francês (2016/2017). Além disso, foi eleito o melhor treinador da Ligue 1 na temporada 2016/2017.

LEIA MAIS: 

Flamengo acerta as bases salariais e se aproxima de anunciar retorno de Rafinha; saiba mais! 

Renato Portaluppi se atrai por oferta do Atlético-MG, mas quer decidir futuro com calma 

Botafogo conversa com Dorival Júnior; diretoria enfrenta concorrência de cubes do exterior

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial