Home Futebol Experiência em Série B, valorização da base, caos financeiro, Gatito e Babi: Jornalistas avaliam chegada do técnico Marcelo Chamusca no Botafogo

Experiência em Série B, valorização da base, caos financeiro, Gatito e Babi: Jornalistas avaliam chegada do técnico Marcelo Chamusca no Botafogo

Por Wilson Pimentel em 25/02/2021 06:22 - Atualizado há 4 anos

Vitor Silva/ Botafogo

Vitor Silva/ Botafogo

Marcelo Chamusca assinou contrato com o Botafogo até dezembro de 2022

O Botafogo vive um momento conturbado dentro e fora das quatro linhas após o rebaixamento da equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro. O fraco desempenho na competição nacional fez a torcida alvinegra intensificar as cobranças para a temporada 2021.

Entre as manifestações, estão pedidos de reforço e a formação de um time competitivo capaz de regatar a dignidade alvinegra. Em meio ao cenário de pressão, a diretoria contratou o técnico Marcelo Chamusca, que tem histórico de subir com equipes no futebol brasileiro.

Aos 54 anos, ele chega com a missão de reconduzir o Botafogo à elite. Ao longo da carreira, o treinador velou o Salgueiro para a Série C em 2013, o Guarani para a Série B em 2016 e o Ceará para a Série A em 2017. O Torcedores.com conversou com jornalistas, que ajudaram a analisar o perfil do novo treinador alvinegro.

Apesar de ser considerado o ‘Rei do Acesso’, ele terá incontáveis adversários fora de campo. Afinal, terá de driblar o caos financeiro do clube, formar um time competitivo, valorizar os jogadores formados na base, usar Gatito Fernández como símbolo da reconstrução do clube e transformar Matheus Babi no grande nome do clube na Série B. Confira a opinião dos especialistas!

Camila Carelli | Rádio Globo

“Acredito que, principalmente, pelo fato de ter experiência na Série B e já ter conseguido acesso à primeira divisão com o Ceará e conduzido boa parte da campanha do Cuiabá fez com que o Botafogo contratasse o Marcelo Chamusca. Pelo cenário financeiro, o Botafogo tem pouca margem de erro, precisa fazer contratações certeiras para um time competitivo, dentro da sua nova realidade. Chamusca, além de conhecer a competição, conhece bem o mercado, jogadores que já disputaram a segunda divisão por outros clubes e podem ajudar o Alvinegro nesse momento”. 

Luan Faro | Rádio Brasil

“Acho que o Campeonato Carioca deve servir de laboratório e preparação para a Série B do Campeonato Brasileiro. Mas é preocupante situação financeira do clube e consequentemente a dificuldade na contratação de jogadores. O Botafogo não poderá errar na montagem do elenco, na minha opinião precisa mesclar jovens da base e jogadores experientes que sabem o caminho do acesso, justamente por ter uma concorrência nesse ano de dois gigantes do futebol brasileiro, Vasco e Cruzeiro”.

Luciano Paiva | Jornal O Dia

“Na verdade, os erros da temporada passada são consequências de outros diversos equívocos ao longo dos anos. O ponto mais importante, na minha opinião, é o clube parar de se pautar por redes sociais. Honda e Kalou vieram no embalo das hashtags da galera no Twitter. Amadorismo puro. Sobre contratações internacionais, acho que o clube tem que procurar montar um time para subir. Jogador de fora o Botafogo só deu uma tacada certeira até hoje: Seedorf. Dificilmente acertará tão em cheio outra vez”.

Ricardo Oliveira | Rádio 94 FM

“Acredito que nesse momento tudo depende mais da vontade do Gatito. Indiscutivelmente é um dos melhores goleiros da história recente do Botafogo e, se escolher abraçar o projeto de fazer o clube retornar à elite, tem totais condições de ser o líder do grupo. A realidade do Botafogo é outra e ele vai precisar se adaptar para permanecer, mas tenho certeza de que se tudo der certo ao final do ano e ele topar o projeto, vai melhorar ainda mais a relação que ele tem com a torcida”.

Thiago Martins | Rádio 101 FM

“O Botafogo testou a base no ataque titular nos últimos jogos do Brasileirão, mas os garotos não mostraram o poder de definição igual ao do Matheus Babi. Assim, creio que ele será fundamental na campanha do time na Série B do Campeonato Brasileiro, pois já está adaptado ao time e nessa competição bola área, especialidade dele, é relevante. O Marcelo Chamusca terá uma excelente opção aproveitá-lo como primeiro atacante, o falso 9 saindo da área para fazer o pivô”.

Thiago Veras | Rádio Tupi

“O técnico Marcelo Chamusca se mostrou bem interado com os problemas financeiros do Botafogo. A experiência dele na série B pode ser um fator fundamental para uma boa campanha na briga pelo acesso. Muitos garotos da base serão usados em 2021, até por isso o Botafogo quer contratar alguns jogadores mais experientes. O Matheus Nascimento já provou que pode ser uma grande revelação. Bem trabalhado ele tem tudo para dar retorno técnico e financeiro ao Botafogo”.

LEIA MAIS: 

Marcelo Moreno no Botafogo? Atacante é oferecido, mas alto salário impede possível negociação 

Grêmio tenta manter Luiz Fernando e busca acordo com o Botafogo; saiba mais! 

Marcelo Chamusca: tática, times, títulos e mais da carreira do novo técnico do Botafogo

Exit mobile version