Janaína Queiroz assinou contrato com o Grêmio até dezembro de 2021
O Grêmio anunciou nas suas redes sociais a zagueira Janaína Queiroz, ex-Palmeiras e Braga, de Portugal, como a nova contratação para 2021. A jogadora de 32 anos, que também atua como volante, tem convocações para as seleções de base do Brasil. Seu contrato, a princípio, vai até dezembro deste ano.
Foi aqui que pediram uma zagueira de raça?
A Janaína Queiroz, tricampeã da Copa do Brasil e da Libertadores, campeã Mundial, da Taça de Portugal e do Campeonato Português, é o novo reforço das #GuriasGremistas!
Seja bem-vinda ao Grêmio, Jana! 🔵⚫️⚪️
👉 https://t.co/dz6Tl1B2qY pic.twitter.com/wzzpZf8icA
— Grêmio FBPA (@Gremio) January 19, 2021
Com ela, o Tricolor Imortal chega ao quarto reforço para a temporada. Antes de Janaína Queiroz, o clube gaúcho já tinha contratado a lateral-esquerda Vitória Kaíssa, ex-Palmeiras e as atacantes Gabizinha, ex-Atlético-MG e Maiara Lisboa, ex-Corinthians.
Por outro lado, o Grêmio sofreu baixas importantes: as zagueiras Yasmin Cosmann e Ana Alice acertaram com a Ferroviária, a lateral-esquerda Rebeca Prado foi para o Cruzeiro, enquanto a atacante Marta Cintra fechou com o Benfica, de Portugal.
Ainda em reformulação para a temporada de 2021, o Grêmio além de buscar peças no mercado, também vem anunciando a permanência de algumas atletas. As meias Mariza Nascimento e Pri Back, só para exemplificar, são as grandes apostas do clube para este ano.
As Gurias Gremistas retornaram as atividades na primeira semana de janeiro, quando iniciaram os treinamentos para a disputa do Campeonato Gaúcho e do Brasileiro Feminino. Janaína Queiroz destacou que chega para dar mais experiência a equipe tricolor.
“Venho aqui para ajudar e fazer diferença, claro que com a ajuda da minha equipe e todos os torcedores. O Grêmio é uma equipe diferente, quando estive no Palmeiras, gostei de ver o Grêmio jogando. Um time que mescla experiência e juventude, gostei do estilo de jogo das meninas, com muita garra, e isso me cativou muito. Quero aprender com elas e também passar um pouco da minha experiência”, disse a jogadora ao site oficial do Grêmio.
A carreira de Janaína Queiroz
Nascida em Fortaleza, no Ceará, Janaína Queiroz Cavalcante iniciou a carreira no Santos em 2008. Ela atuou ao lado de como Aline Pellegrino e Maurine. Além disso, teve a companhia de estrelas internacionais como a islandesa Thórunn Jónsdóttir e a americana Tiffany Weimer.
Posteriormente, a defensora vestiu as camisas do Centro Olímpico-SP, São José-SP, Caucaia Esporte-CE, Corinthians-SP, Osasco Audax-SP e Palmeiras-SP. No exterior, a jogadora defendeu o Zorkiy, da Rússia e o Braga, de Portugal.
Ao longo da carreira, Janaína Queiroz venceu quatro competições nacionais. Nesse ínterim, levantou as taças da Copa do Brasil (2016), Supertaça de Portugal (2018), Taça de Portugal (2019/2020) e o Campeonato Português (2018/2019).