Mundial de Clubes está marcado para acontecer em fevereiro
Nesta sexta-feira (8), a Fifa anunciou detalhes importantes sobre a próxima edição do Mundial de Clubes. Dessa forma, o torneio vai ser a primeira competição internacional que testará o sistema de substituições permanentes adicionais para casos de concussão real ou suspeitas. O modelo foi aprovado pela IFAB (órgão que controla as regras do futebol) e estará presente no torneio disputado no Qatar.
A medida em questão busca evitar maiores danos aos atletas que venham a sofrer traumas na região da cabeça. Portanto, mesmo se o número máximo de substituições já tiver sido feito, será autorizada uma troca extra. Além disso, a situação tem outras intenções que foram relatadas pela Fifa.
- enviar uma mensagem forte de que, em caso de dúvida, o jogador deve ser retirado;
- evitar que um jogador sofra outra concussão durante a partida, pois vários incidentes com lesões na cabeça podem ter consequências muito graves;
- reduzir a pressão sobre o pessoal médico para fazer uma avaliação rápida; e
- estabelecer um procedimento simples que pode ser aplicado em todos os níveis do jogo.
CINCO SUBSTITUIÇÕES E SORTEIO
Também foi divulgado que os clubes presentes no Mundial vão poder realizar cinco substituições nos jogos. O modelo foi aprovado para evitar o desgaste dos atletas em meio à pandemia, e continuará a ser usado na competição. Cada equipe terá três paradas para fazer suas mudanças, com as trocas também podendo ser feitas no intervalo.
Por fim, a Fifa informou que o sorteio dos confrontos das quartas e cruzamentos com os semifinalistas será definido em 19 de janeiro. Vale lembrar que resta apenas a definição do representante da América do Sul para que o grupo de classificados para o torneio esteja completo.
LEIA MAIS