A Libertadores 2020 ainda não terminou – a final será ainda disputada no próximo dia 30, entre Palmeiras e Santos -, mas alguns clubes já garantiram presença na edição de 2021. Até o momento são ao todo 33 equipes classificadas para o torneio que possui início marcado para 17 de fevereiro. Os mais recentes times que entraram na lista são o San Lorenzo, da Argentina, e a Unión La Calera, do Chile.
O Defensa y Justicia foi o campeão da Copa Sul-Americana no último sábado (23), e como ficou com uma vaga direta na fase de grupos. No entanto, o clube já havia garantido sua presença na Libertadores via Campeonato Argentino o que abriu uma vaga para o San Lorenzo, que terminou o último Argentino na sexta colocação.
Assim, Los Cuervos, entram na fase preliminar da maior competição do continente sul-americano – Boca Juniors, River Plate, Racing, Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield, Defensa y Justicia são os outros argentinos classificados.
Já o Unión La Calera conseguiu sua classificação via Campeonato Chileno. Será a primeira vez de Los Rojos na história da Libertadores.
👋🇨🇱 ¡Bienvenido! @ulcsadpoficial se aseguró un lugar en la CONMEBOL #Libertadores 2021 y jugará la Copa por primera vez en su historia. pic.twitter.com/4tnigcaBxU
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) January 25, 2021
Apenas Brasil e Uruguai ainda não confirmaram nenhum clube classificado na competição.
Agora, restam apenas 13 vagas para que o grupo de 47 clubes seja preenchido e definido para a disputa da maior competição de clubes da América do Sul.
Veja abaixo a lista dos 33 clubes que já estão classificados para Libertadores 2021.
- ARGENTINA
Boca Juniors, River Plate, Racing, Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield, Defensa y Justicia e San Lorenzo - BOLÍVIA
Always Ready, The Strongest, Bolívar e Royal Pari - CHILE
Universidad Católica e Unión La Calera - COLÔMBIA
América de Cali, Santa Fe, Junior Barranquilla e Atlético Nacional - EQUADOR
Barcelona de Guayaquil, LDU, Independiente del Valle e Universidad Católica - PARAGUAI
Cerro Porteño, Olimpia, Libertad e Guaraní - PERU
Sporting Cristal, Universitario, Ayacucho e Universidad César Vallejo - VENEZUELA
Deportivo La Guaira, Deportivo Táchira, Deportivo Lara e Caracas