Derrota para o Juventude mantém Raposa na Série B em 2021; ‘Nova era’ da segunda divisão, desde 2003, tinha 100% de ‘grandes’ subindo no primeiro ano
O Cruzeiro disputará mais uma temporada da Série B em 2021. A derrota para o Juventude no último sábado (16) acabou com qualquer chance da Raposa subir de volta para a Série A nesta temporada. E fez o time mineiro igualar uma marca que nenhum time grande gostaria de ter: não voltar à elite do futebol brasileiro no primeiro ano.
No levantamento feito pela ESPN, a última vez que isso ocorreu ainda foi na década de 90. No caso, o Fluminense, O Tricolor fora rebaixado em 1996, mas conseguiu ficar na Série A graças a uma ‘virada de mesa’. Mas novamente caiu em 1997, disputou a Série B e acabou novamente rebaixado, tendo de disputar em 1999 a Série C.
Desde então, nenhum time grande havia ficado mais de um ano jogando a Série B. Na ‘nova era’ da competição, desde 2003 (quando times grandes começaram a cair e disputar com mais frequência a competição) e também a partir de 2006, ano em que o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos, todos os times do chamado ‘G12’ (as 12 principais equipes do país) que caíram voltaram no primeiro ano.
Cruzeiro alcança outras marcas negativas
Além de não ter mais chances de acesso, o Cruzeiro também se tornou um dos ‘grandes’ a mais perder na Série B, com o tropeço para o Juventude sendo o 11º do campeonato. Além dos mineiros, o Vasco, em 2016, também perdeu 11 vezes mas conseguiu o acesso.
(Crédito da foto: Divulgação/Facebook Oficial Cruzeiro)