CAS bane Rússia por dois anos de competições internacionais
Suspensão original era de quatro anos por violações do programa de combate ao doping; russos não poderão participar de Copa do Mundo de 2022 e das Olimpíadas de 2021
A Rússia terá que passar dois anos fora das principais competições internacionais do esporte. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu nesta quinta-feira (17) pela suspensão do país dos Jogos Olímpicos de Tóquio e de qualquer outra competição esportiva a partir deste dia.
A suspensão dura até dezembro de 2022 e também irá banir os russos de participação da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, já que o torneio se iniciará antes do final da punição, em novembro, em caso de classificação do país via Eliminatórias.
Apesar do país estar banido de competições, a Rússia poderá ter atletas em competições. Mas nestes não poderão usar a bandeira russa o hino ou qualquer identificação que indique o nome ou símbolos da Rússia em seus uniformes, tendo de se apresentar como ‘atletas neutros’.
A suspensão da Rússia é derivada do escândalo de doping que o país foi acusado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA), na qual a entidade russa que controla o antidoping no país (RUSADA) teria cometido fraude na entrega de dados sobre possíveis infrações de atletas russos em relação ao uso de substâncias ilegais em competições, com manipulação e até documentações apagadas dos controles da agência local.
Com isso, os atletas do país foram banidos de participaram de eventos de atletismo internacionais desde 2015 como representantes russos em si e também dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em Pyeongchang (COR). Nestes, tiveram que se identificar como ‘Atletas Olímpicos da Rússia’, sem uso da bandeira, hino ou outros símbolos nacionais.
LEIA MAIS
Presidente do COB crê em Jogos Olímpicos mais iguais com pandemia
(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do COI)