Portuguesa avança à final da Copa Paulista e volta a disputar uma competição nacional depois de quatro anos
Confira os jogos da semana com transmissão AO VIVO pelo SporTV e o Premiere - <a href="https://t.co/yw6lLcVcmn">https://t.co/yw6lLcVcmn</a> <a href="https://t.co/zzs6sgcNY3">pic.twitter.com/zzs6sgcNY3</a>
Portuguesa e Marília decidem o título da Copa Paulista, que abre vagas para competições nacionais em 2021
Na noite desta quarta (16), a Portuguesa venceu o São Bernardo FC por 3 x 0 no estádio do Canindé, em São Paulo, pelo jogo de volta das semifinais da Copa Paulista, e fará a decisão da competição diante do Marília, que mais cedo eliminou o XV de Piracicaba na outra semifinal.
O campeão da Copa Paulista escolhe entre participar da Copa do Brasil ou da Série D do Campeonato Brasileiro na temporada de 2021 e o vice-campeão fica com a opção não escolhida. Dessa forma, a Lusa voltará a disputar um torneio organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) depois de quatro anos.
Rebaixada à Série B do Brasileirão na temporada de 2013, a Portuguesa somou repetidas quedas até chegar à Série D, a quarta divisão do futebol brasileiro, onde participou pela última vez em 2017, sendo eliminada ainda na fase de grupos.
Desde então, o time do Canindé não disputou mais nenhum torneio de abrangência nacional, além de também estar fora da elite do Campeonato Paulista desde 2015.
Fundada em agosto de 1920, a Portuguesa de Desportos tem agora a oportunidade de fechar o ano de seu centenário com a conquista de um título e comemora o retorno ao cenário nacional na próxima temporada, na esperança de que “dias melhores virão” ao tradicional clube rubro-verde paulista.
Portuguesa e Marília nas finais
Melhor equipe da primeira fase somando 89% de aproveitamento, a Lusa sofreu apenas uma derrota em toda a competição, no segundo jogo das quartas de final diante do Água Santa por 2 x 1, mas eliminou o time de Diadema nos pênaltis por 3 x 2.
O primeiro jogo da fase semifinal diante do São Bernardo FC, no estádio Primeiro de Maio, terminou empatado em 1 x 1 e o vencedor da partida de volta disputada nesta quarta (16) no Canindé estaria classificado para a decisão.
Com gols de Maiquinho, Adilson Bahia e Geovani a favor dos donos da casa, a Lusa superou o time do ABC pelo placar de 3 x 0 (4 x 1 no agregado) e garantiu a vaga na decisão, mesmo sem a presença do técnico Fernando Marchiori, que testou positivo para Covid-19 e se encontra em isolamento.
Mesmo feito obtido pelo Marília que, mais cedo, visitou o estádio Barão de Serra Negra e acabou sendo derrotado pelo XV de Piracicaba por 1 x 0, porém superando o Nhô Quim na contagem final por 3 x 2, já que saiu vitorioso no primeiro duelo em casa por 3 x 1.
As datas e horários das partidas de ida e volta das finais entre Marília e Portuguesa ainda serão divulgados pelo Conselho Técnico da Federação Paulista de Futebol.
Na partida Portuguesa x São Bernardo FC, os jogadores das duas equipes prestaram homenagem ao ex-treinador Marcelo Veiga, que faleceu na última segunda (14) vítima do coronavírus.
Resultados das semifinais
Jogos de ida
São Bernardo FC 1 x 1 Portuguesa, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo
Marília 3 x 1 XV de Piracicaba, no estádio Bento de Abreu, em Marília
Jogos de volta
Portuguesa 3 x 0 São Bernardo FC, no estádio do Canindé, em São Paulo
XV de Piracicaba 1 x 0 Marília, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba
— Torcedores.com (@Torcedorescom) December 14, 2020