Reinaldo Rueda já aceitou proposta e negocia saída da seleção chilena para assinar contrato até julho de 2022
A Colômbia está perto de ter um novo treinador. De acordo com o site “Antena 2, a Federação Colombiana de Futebol (FCF) encaminhou acerto com Reinaldo Rueda, técnico que comanda a seleção chilena. O técnico já aceitou a proposta e negocia a saída da equipe do Chile.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
A negociação ainda não está fechada, mas a FCF tem confiança de que vai poder anunciar oficialmente o novo comandante. Para isso, falta a liberação da Federação de Futebol do Chile (FFC), com quem Reinaldo Rueda irá se reunir para negociar a multa rescisória.
O acordo prevê multa de US$ 2,2 milhões (R$ 11,2 milhões, pela cotação atual) pelo descumprimento do contrato. Ainda segundo a publicação, a entidade não irá dificultar a saída do treinador, mas não abre mão de receber uma compensação financeira.
Por outro lado, há a obsessão de Reinaldo Rueda para voltar a comandar a Colômbia. Afinal, o ele quer se redimir com seu país do fracasso nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, quando fracassou na tentativa de classificar a seleção para o torneio disputado na Alemanha.
De acordo com a imprensa colombiana, o técnico está disposto a fazer concessões para facilitar o acordo. Com o aval, Reinado Rueda irá assinar contrato até julho de 2022 Além do comandante, a comissão técnica será reforçada pelo auxiliar Bernardo Redín e do preparador físico Carlos Eduardo Velasco.
A carreira de Reinaldo Rueda
Aos 63 anos, Reinaldo Navia Rueda assumiu o comando a seleção chilena em 2018. Nesse ínterim, ele comandou a equipe ‘roja’ em 27 partidas. Ao todo, foram nove, sete empates e 10 derrotas. Além disso, levou o time a terceira colocação na Copa América de 2019. Além do Chile, o treinador acumula passagens pelas seleções da Colômbia, Honduras e Equador.
O trabalho mais bem-sucedido de Rueda foi no Atlético Nacional entre 2014 e 2017. Nesse ínterim, venceu a Recopa Sul-Americana (2017), a Copa Libertadores da América (2016), a Supercopa da Colômbia (2016), o Campeonato Colombiano (2015 e 2017), além da Copa da Colômbia (2016).
Posteriormente, Reinaldo teve a sua primeira experiência comandando uma equipe fora do futebol colombiano. O treinador foi contratado pelo Flamengo em 2017. Com Rueda no comando, o time chegou as finais da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. No entanto, viu os rivais Cruzeiro e Independiente ficarem com os canecos.