Santiago Solari trabalhou por seis temporadas no Real Madrid
O América do México tem um novo técnico. Santiago Solari foi anunciado como o novo comandante do clube nesta terça-feira. O treinador argentino, de 44 anos, está desempregado desde que foi demitido do Real Madrid em maio de 2019.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva
Ele também acumula passagens pelas categorias de base do clube merengue onde trabalhou por seis temporadas. O contrato, a princípio, é válido até dezembro de 2021. No entanto, o acordo prevê a extensão do vínculo por mais um ano. Santiago Solari será apresentado pelo novo clube no começo de janeiro.
Desde a demissão do técnico Miguel Herrera, muitos nomes oram especulados no América. Estrangeiros eram os preferidos. Representantes do clube mexicano chegaram a conversar com José Pékerman. Porém, o argentino não se empolgou com o projeto apresentado.
De acordo com a imprensa mexicana, o presidente do America, Emilio Azcárraga, sondou o argentino Claudio Borghi, o colombiano Juan Carlos Osorio e o português Carlos Queiroz. Mas as negociações não evoluíram para uma proposta oficial.
Por fim, o dirigente ficou empolgado com o nome de Santiago Solari e acertou a vinda do argentino. Inicialmente ele chega ao clube com o objetivo de conquistar o Torneio Clausura. Sua estreia será contra o Monterrey, no dia 17 de janeiro, fora de casa.
A carreira de Santiago Solari
Nascido em Santa Fé, na Argentina, Santiago Hernán Solari Poggio inciou a carreira como treinador nas divisões de base do Real Madrid. Ao todo, foram seis temporadas no clube madrilenho. Ele, inclusive foi o responsável direto pela ida de Vinícius Jr para o clube merengue.
O ‘padrinho’ do ex-jogador do Flamengo viu no atacante “um camisa 9 com características de um 10”. Após a demissão de Julen Lopetegui, o brasileiro foi efetivado por Solari que o treinou no Real Madrid Castilla, a equipe B merengue, que disputa a terceira divisão espanhola.
Nesse ínterim, comandou a equipe em 30 oportunidades. Foram 20 vitórias, dois empates e oito derrotas. Porém, ele foi demitido pela diretoria do clube espanhol devido aos maus resultados na temporada 2018/2019. Posteriormente, foi substituído pelo Zinedine Zidane.
Como jogador, Santiago Solari atuou com as camisas do Newell’s Old Boys, River Plate, San Lorenzo, Atlético de Madrid, Real Madrid, Internazionale, Atlante e Peñarol. Considerado um atacante veloz, habilidoso e de muita técnica, ele empilhou taças ao longo da carreira.
Ao todo, Solari venceu 21 competições. As mais relevantes foram o Mundial de Clubes (2002), a Liga dos Campeões da Europa (2001/2002), a Supercopa da Europa (2002), a Copa Libertadores da América (1996) e a Supercopa da Europa (2002).