Globo aumenta receita bilionária com futebol mesmo com 30 jogos a menos e sem Libertadores
Emissora perdeu Libertadores, mas reinventou sua venda de pacotes
A TV Globo receberá R$ 1,9 bilhão de seus patrocinadores com a venda do pacote de futebol para o ano de 2021. O valor é maior do que foi negociado em 2019, quando a emissora ainda tinha a Copa Libertadores, segundo publicou o blog do Rodrigo Mattos.
A emissora reduziu em um terço suas transmissões de futebol para o ano que vem e terá 30 jogos a menos, levendo ao ar 63 partidas. O calendário já foi definido e comercializado com seis patrocinadores.
Mas como receber mais por menos jogos e sem a Libertadores?
A emissora conseguiu negociar o preço bilionário por mudar seu foco de diuvlgação dos patrocinadores. Inicialmente, o Premiere FC ganha importância ainda maior para os próximos anos do Brasileirão, também pela negociação de alguns clubes com o Esporte Interativo, o que retira partidas do SporTV.
Além disso, a Globo exigiu mais pelo aumento no preço dos direitos de transmissão, e as empresas entenderam que os valores eram justos devido aos aumentos, fechando assim o novo contrato. Além disso, a emissora prometeu utilizar mais os jogos como eventos, fazendo as aberturas das transmissões minutos antes e encerrando minutos depois do convencional.
O Grupo Globo também deve utilizar os times mais “pesados” no SporTV, coisa que não faz há alguns anos. O reflexo da pandemia fez com que o pacote exibissse essas exigências para que o acordo fosse aceito pelo valor. Cada patrocinador pagará cerca de R$ 311 milhões pelo pacote.