Fábio Santos falou também sobre Jorge Sampaoli, técnico com quem trabalhou por alguns meses no Atlético-MG antes de voltar ao Corinthians
O experiente lateral-esquerdo Fábio Santos, ídolo do Corinthians e que retornou ao clube do Parque São Jorge recentemente, participou do programa ‘Aqui com Benja’, do Fox Sports e, ao ser questionado sobre a ‘invasão’ dos técnicos estrangeiros no Brasil, tratou de fazer um alerta aos profissionais brasileiros.
“(Os estrangeiros) São diferentes, assim como os treinadores brasileiros são diferentes uns dos outros também. Acho que cabe aos treinadores estudarem, se reinventarem, tem muito treinador que ficou com um treinador um pouco ultrapassado. O treinador brasileiro tem que estar incomodado sim de ter tanto treinador estrangeiro aqui, porque isso é uma crítica ao trabalho dos treinadores”, disse Fábio Santos.
Fábio Santos estava trabalhando com Jorge Sampaoli no Atlético-MG antes de voltar ao Corinthians, e elogiou o ex-comandante, mas destacou que ele precisa passar mais tempo em uma mesma equipe, comandando um mesmo trabalho. O lateral também alertou para a chegada de treinadores de equipes menores de Portugal.
“O Sampaoli sim é um trabalho diferente, mas não diferente dos treinadores brasileiros, diferente da maioria dos treinadores que trabalhei. Mas ele precisa ver se consegue ficar dois ou três anos em uma equipe para ver se consegue ensinar um trabalho um pouco mais cansativo, porque ele consegue tirar muito do jogador num curto período de tempo. Não sei com dois ou três anos ele consegue manter esse ritmo e essa intensidade de trabalho a todo momento. Mas os treinadores brasileiros precisam se sentir incomodados sim por esses treinadores de equipes menores de Portugal estão ocupando vagas de treinadores importantes que nós temos no futebol brasileiro”, completou.
Vale lembrar que após o sucesso do português Jorge Jesus no Flamengo, o Santos apostou na contratação de Jesualdo Ferreira, que teve uma passagem vitoriosa pelo Porto, mas ele foi demitido após apenas 15 partidas. O Vasco contratou Ricardo Sá Pinto, com passagens por Sporting e Braga; o Palmeiras anunciou o ‘desconhecido’ Abel Ferreira, que estava no PAOK, da Grécia, mas que ganhou destaque pelo trabalho no Braga.
LEIA MAIS:
Neto aposta em título do Palmeiras na Libertadores, mas alerta: “A não ser que bata com o Grêmio”
René Simões cita primeiro “não” recebido por Neymar e relembra críticas ao atacante em 2010: “Faria tudo de novo”