Atitude de jogadores ao deixarem o campo na partida entre PSG e Istanbul Basaksehir merece reflexão
A paralisação da NBA e de outras ligas nos EUA em apoio aos protestos contra o racismo e a brutalidade da polícia, após o assassinato brutal de George Floyd, reacendeu a discussão sobre a importância do posicionamento de atletas negros diante da discriminação racial. Nomes como LeBron James e Lewis Hamilton ganharam destaque pela postura e incômodo que estão causando às federações esportivas que não vão além das notas de repúdio. Dentro desse contexto nos questionados: e os jogadores de futebol?
A suspensão da partida entre PSG e Istanbul Basaksehir, na terça-feira (8), após o 4° árbitro Sebastian Coltesco mandar ‘retirar esse negro’, se referindo a Pierre Webó, membro da comissão técnica do Istanbul, foi um ato inédito e histórico no esporte, justamente na principal competição de clubes do mundo.
Se referindo a esse episódio, temos que destacar três personagens: Demba Ba, do Istanbul, e Neymar e Mbappé, do PSG. O primeiro, pela atitude corajosa e energética, confrontando o 4° árbitro pelo ato racista. Em seguida, pela iniciativa dos dois craques do clube parisiense, que ameaçaram não jogar mais se o agressor ainda estivesse envolvido na partida.
Não é difícil imaginar que, sem o apoio dos dois craques do PSG, talvez a reação isolada do atacante Demba Ba não resultasse na suspensão da partida. É só lembrar da punição que o atacante brasileiro Taison recebeu após reagir caso de abuso racial contra ele no campeonato ucraniano, em novembro do ano passado.
E é nesse ponto que vale a reflexão sobre o poder de influência de jogadores como Neymar e Mbappé. O atleta brasileiro, inclusive, foi recentemente alvo de atitude racista dentro de campo e desde então está sendo mais enfático sobre o tema.
Após a confirmação da suspensão da partida, Neymar publicou uma foto de seu rosto parcialmente coberto por um punho cerrado. Na legenda, o jogador escreveu “Vidas Negras Importam”, em referência ao movimento americano Black Lives Matter. Em meio à paralisação da partida, uma imagem do brasileiro ao lado de Mbappé viralizou. Eles dizem ao juiz que “se o quarto árbitro não saísse de campo, eles não jogariam”.
Neymar Jr no Twitter: “BLACK LIVES MATTER ✊?✊?✊?✊? https://t.co/Y6114EFMFO” / Twitter
Dentro da realidade de movimentos antirracistas, tais atitudes podem ter sido consideradas normais, mas dentro do meio esportivo, sobretudo no futebol, foi marcante e importante. Vale lembrar a relevância de atletas na luta antirracista durante toda a história. Neymar pode ter feito hat-trick na partida remarcada para esta quarta-feira (9), mas o golaço dele foi marcado ontem.
LEIA MAIS:
PSG x Istanbul: entenda o caso de racismo que ‘acabou’ com a partida