Estadual terá mudanças em fórmula, que também deverá valer para edição de 2022
O Campeonato Carioca 2021 terá uma fórmula diferente das de anos passados. Nesta segunda-feira (28), os clubes se reuniram na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) para definir que a edição do estadual do próximo ano será disputada em turno único.
Segundo o Globoesporte.com, os clubes aprovaram a nova fórmula, que será disputada com as 12 equipes jogando um turno único em pontos corridos. Os quatro primeiros colocados jogarão as semifinais e os vencedores desta fase as finais, estas com jogos de ida e volta.
— Campeonato Carioca (@campcarioca) December 28, 2020
Outra das novidades do Carioca é como serão formatadas as tradicionais Taça Guanbara e Taça Rio. A Taça Guanabara, geralmente equivalente ao título do primeiro turno, será dada ao time que terminar a primeira fase na liderança. Já a Taça Rio, que era o segundo turno, será decidida entre os times que terminarem do quinto ao oitavo lugar.
A competição começa no dia 16 de janeiro, com a fase preliminar, disputada por seis times (America, Cabofriense, Americano, Friburguense, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa, estes dois últimos vindos da Série B1). Até o dia 25 de fevereiro, as seis equipes disputarão uma vaga para a fase principal da competição. Os outros times serão rebaixados para a Série A2.
Na fase principal do Carioca estão Flamengo (atual campeão), Vasco, Fluminense, Botafogo, Bangu, Macaé, Boavista, Volta Redonda, Madureira, Portuguesa, e Resende, que se juntarão ao campeão da fase preliminar para a disputa da competição em si.
LEIA MAIS
rmão de Luciano Huck detona Neymar por festa de fim de ano: “Futebol para mim é motivo de vergonha”
Botafogo: Barroca admite dificuldades ofensivas em derrota para Corinthians
(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial da Ferj)