Capitão e filho de lateral famoso: Eric Pimentel faz balanço positivo de temporada na base do Vasco em 2020
No Vasco desde 2015, Eric Pimentel é um dos destaques base neste ano
Titular e capitão da equipe sub-17 do Vasco, o zagueiro Pimentel vem se consolidando em uma das principais revelações do Vasco em 2020. Com atuações seguras, o defensor disputou 11 partidas e fez um gol nesta temporada. Apesar do calendário da categoria modificado, devido a pandemia da Covid-19, o jogador não para de chamar a atenção de todos em São Januário.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva
Com o fim das atividades para os jogadores da sua categoria, Eric Pimentel foi convocado pelo técnico Diogo Siston para integrar o elenco sub-20 cruzmaltino. Nesse ínterim, ele realizou três jogos, sendo titular na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, no Parque São Jorge, pelo Campeonato Brasileiro da categoria.
“Está sendo uma temporada de muito aprendizado. Participei do Campeonato Brasileiro Sub-17 que tem um altíssimo nível, e também estou tendo oportunidades no Sub-20. Estou muito feliz pelas minhas atuações. Esse ano eu amadureci profissionalmente, e alcancei um equilíbrio maior sobre minhas emoções. Tenho em mente, que, eu como jogador em formação preciso buscar a todo momento a evolução mental, física e tática para sempre jogar em alto nível”, disse Eric Pimentel.
No último domingo, Eric Pimentel levantou a primeira taça como jogador do Vasco: o Campeonato Carioca sub-20. O zagueiro, porém, não pensa em férias. Ele, enfim, mira a disputa da Copa do Brasil da categoria. Afinal, o Vasco está a um jogo da final e na próxima quinta-feira recebe o Atlético-MG, em São Januário.
“É um grupo muito forte. Conseguimos conquistar o Campeonato Carioca, e isso levantou a nossa moral. O grupo tem jogadores capacitados e tenho certeza que, quem for relacionado vai entrar em campo totalmente focado para conseguir a classificação para a final”, encerrou o zagueiro.
Na primeira partida da semifinal o Vasco da Gama visitou o Atlético-MG e empatou em 1 a 1, no estádio das Alterosas em Minas Gerais. Anteriormente, o Gigante da Colina eliminou o Trem (AP), Moto Club (MA) e o Avaí (SC). Caso chegue à final do torneio, o time irá enfrentar o vencedor do confronto entre Bahia e Palmeiras.
A carreira de Eric Pimentel
Aos 17 anos, Eric Lima Pimentel foi contratado pelo Vasco para integrar a equipe sub-15 em 2017. O zagueiro, nesse ínterim, acumulou boas atuações. Além disso, se consolidou como uma das principais lideranças da base. Além disso, ele se destaca pela técnica, desarmes, combate aéreo e saída de jogo.
O defensor é filho do ex-lateral Pimentel que vestiu a camisa do Vasco entre 1991 e 1997. Nesse ínterim, o jogador representou o clube em 252 oportunidades e marcou 24 gols. Ele é integrante da geração 72/73 que revelou para o clube jogadores como Alex Pinho, Tinho, Leandro Ávila, Valdir Bigode, entre outros.
Pelo clube de São Januário, Pimentel foi Tricampeão Carioca (1992, 1993 e 1994). Na base, conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior (1992), Taça BH de Futebol Júnior (1991) e o Campeonato Carioca sub-20 (1991).