Brasileirão: 8 técnicos estrangeiros demitidos ou que saíram de clubes em 2020
Ricardo Sá Pinto é o estrangeiro mais recente a deixar um time que disputa o torneio nacional
O sucesso do português Jorge Jesus no Flamengo em 2019 abriu de vez o caminho para que mais treinadores estrangeiros fossem contratados por clubes que disputam o Brasileirão.
Entretanto, alguns profissionais não duraram muito tempo. Outros aceitaram propostas que receberam e pediram demissão.
São os casos, por exemplo, de Jorge Jesus (que voltou a Portugal para treinar o Benfica) e do argentino Eduardo Coudet (que deixou o Internacional e hoje trabalha no Celta de Vigo, da Espanha).
Nesta terça-feira (29), o treinador português Ricardo Sá Pinto não resistiu à goleada por 3 a 0 aplicada pelo Athlético Paranaense e foi demitido pelo Vasco da Gama.
O Torcedores listou oito treinadores estrangeiros que foram contratados por times do Brasileirão em 2020, mas acabaram saindo. Veja a lista a seguir:
1- Jorge Jesus
Após títulos e muita veneração da torcida flamenguista, o português aceitou proposta para trabalhar no Benfica. Em pouco mais de um ano na equipe rubro-negra, Jorge Jesus venceu quase todos os títulos que disputou.
Ele venceu o Brasileirão e Libertadores (ambos em 2019), além da Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara, em 2020.
Nesse período, o Flamengo obteve mais títulos que derrotas: 6 a 5. Os títulos que faltaram são a Copa do Brasil e o Mundial de Clubes, em 2019.
2- Domènec Torrent
Escolhido para substituir Jorge Jesus, o ex-auxiliar de Pep Guardiola liderou o Flamengo por 24 jogos. Venceu 14 e ficou dez jogos sem perder.
Entretanto, as goleadas sofridas marcaram a trajetória do espanhol e ele acabou demitido após derrota por 4 a 0 diante do Atlético-MG.
3- Eduardo Coudet
Hoje no futebol espanhol treinando o Celta de Vigo, o argentino venceu 24 dos 46 jogos disputou pelo Internacional. O trabalho de Coudet no time gaúcho era elogiado. O Inter chegou a liderar o Brasileirão Série A.
4- Ricardo Sá Pinto
O português é o estrangeiro mais recente a ser demitido. Sá Pinto foi contratado pelo Vasco com a temporada já em andamento, mas não resistiu à goleada por 3 a 0 sofrida diante do Athlético Paranaense. O resultado deixou o time carioca na zona de rebaixamento do Brasileirão Série A.
5- Rafael Dudamel
O venezuelano foi contratado pelo Atlético-MG no começo de 2020. Entretanto, as eliminações precoces na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana fizeram a diferença para que o trabalho fosse interrompido. Dudamel liderou o Galo por dez jogos.
6- Jesualdo Ferreira
Conhecido como o ‘professor dos professores’, Jesualdo Ferreira (74 anos) foi demitido pelo Santos após seis vitórias em 15 jogos.
O estilo de jogo apresentado em campo desagradou parte da torcida santista e foi assunto de debate na imprensa esportiva.
7- Ramón Díaz
Ex-treinador da seleção paraguaia, o argentino Ramón Díaz foi contratado pelo Botafogo com um objetivo definido: salvar o time carioca do rebaixamento do Brasileirão.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Entretanto, problemas de saúde impediram que o treinador representasse o clube alvinegro e ele acabou demitido antes mesmo de estrear.
8- Augusto Inácio
O português foi contratado pelo Avaí, um dos times que integram o Brasileirão Série B. Entretanto, durou apenas sete jogos no cargo de treinador do time catarinense.
Leia também:
Brasileirão Série A: clubes chegam a 31 trocas de treinador em 2020; veja a lista