Atletas famosos que tiveram passagem rápida pelo país
O futebol chinês se tornou destino de vários jogadores importantes do Brasil e da Europa desde que os clubes do país passaram a realizar grandes investimentos.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJNaDRVS1JpQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Porém, nem todas as contratações do futebol chinês dão certo e alguns atletas passaram por lá sem deixarem lembranças ou saudades.
Veja 7 jogadores conhecidos que passaram pelo futebol chinês e talvez você não lembre:
Yannick Ferreira Carrasco
O jogador do Atlético de Madrid surpreendeu quando em 2018, aos 25 anos, aceitou uma proposta do Dalian Yifang. Um ano e meio depois, porém, o belga voltou ao próprio Atleti.
Didier Drogba
Herói do título da Liga dos Campeões do Chelsea em 2012, Drogba foi mais um a surpreender e aceitar proposta do Shanghai Shenhua logo após a conquista. Ficou menos de um ano na China, marcou oito gols em 11 jogos e foi para o Galatasaray em 2013.
Ricardo Carvalho
Titular da seleção portuguesa por vários anos, com passagens por Chelsea e Real Madrid, Ricardo Carvalho deixou o Monaco em 2016 para fechar com o Shanghai SIPG para a temporada 2017. A contratação não deu certo, o defensor fez apenas cinco jogos e se aposentou.
Nemanja Gudelj
O volante sérvio, titular do Sevilla campeão da Liga Europa, deixou o Ajax em 2017 para passar duas temporadas na China mesmo no auge de sua forma física. Atuou por Tianjin Teda e Guangzhou Evergrande. Em 2019 voltou ao futebol europeu.
Óscar Romero
Irmão gêmeo de Angel Romero, ex-Corinthians, o meia canhoto Óscar passou pelo Alavés, da Espanha, e não brilhou, deixando o clube em 2018 para surpreendentemente fechar com o Shangai Shenhua, da China, aos 26 anos. Foram duas temporadas sem grandes sucessos e volta à América do Sul para defender o San Lorenzo.
Axel Witsel
O volante titular da seleção belga foi mais um a deixar a Europa no auge da carreira, aos 27 anos, para assinar com o Tianjin Quanjian, da China. Ficou um ano por lá, foi bem, e chamou a atenção do Borussia Dortmund, que o contratou e o levou de volta à elite do futebol.
Júnior Moraes
Titular absoluto do Dinamo de Kiev, artilheiro na Ucrânia e com moral no país, Junior Moraes decidiu aceitar proposta para defender o Tianjin Quanjian em 2017. A passagem foi curta, durou quatro jogos com dois gols, e o atleta retornou ao país em que fez fama para se consolidar como titular absoluto do Shakhtar Donetsk.
Leia mais:
Liga das Nações da UEFA: saiba onde assistir aos jogos