“VAR remoto” é testado na Libertadores e sistema pode ser implantado de forma definitiva pela Conmebol
Intenção da Conmebol é operar o VAR à distância de forma definitiva
Intenção da Conmebol é operar o VAR à distância de forma definitiva
A partida entre Guaraní-PAR x Grêmio, pelas oitavas da Libertadores, significou um marco para a Conmebol. Isso porque a entidade realizou a primeira experiência com o VAR sendo operado de forma remota. A novidade vem sendo estudada para ser aplicada de forma definitiba no continente.
Sendo assim, os profissionais operaram a ferramenta estando presentes nas dependências da Confederação Sul-Americana de Futebol, em Luque. No local, a equipe recebeu o sinal direito de todos os acontecimentos do duelo que ocorreu no estádio Defensores del Chaco.
“Este é mais um passo importante em prol da justiça esportiva no campo de futebol sul-americano. Acreditamos estar no caminho certo para cumprir nosso objetivo de operar as cabines do VAR da CETA (Centro de Treinamento em Arbitragem Tecnológica (CETA)”, afirmou Carlos Astroza, gerente da Comissão de Árbitros da Conmebol.
Diante disso, o sistema pode ser benéfico para evitar viagens dos árbitros e também servir de prevenção contra os efeitos da pandemia. Portanto, a intenção é que mais partidas sejam operadas à distância, já que o primeiro teste foi aprovado. Agora, o duelo de volta entre Guaraní-PAR e Grêmio, em Porto Alegre, também vai contar com o VAR remoto.
LEIA MAIS