Maradona fez apenas um gol contra o Brasil; relembre os jogos
Pela Argentina, Diego Maradona protagonizou jogos históricos contra os brasileiros
Pela Argentina, Diego Maradona protagonizou jogos históricos contra os brasileiros
Nesta quarta-feira (25), faleceu Diego Armando Maradona, vítima de uma parada cardiorrespiratória na Argentina. A notícia da morte do maior jogador da história de seu país e um dos maiores do futebol em todos os tempos comoveu o o planeta e faz com que todos os fãs do esporte celebrem os feitos do ‘El Diez’.
E Maradona teve presença crucial na rivalidade entre Brasil e Argentina, Atuando por sua seleção, jogou partidas memoráveis contra a seleção brasileira, com vitórias e derrotas e também gols marcados pela Albiceleste contra a Canarinho.
O primeiro encontro entre Maradona e o Brasil aconteceu em agosto de 1979, no Maracanã, em partida pela Copa América. O então jogador do Argentinos Juniors foi titular, mas não evitou a derrota argentina por 2 a 1.
O primeiro gol de Maradona aconteceria em 1981, no empate por 1 a 1 pelo Mundialito, esta sendo a segunda partida do eterno camisa 10 contra os brasileiros. O terceiro encontro foi na Copa de 1982, durante a segunda fase, jogo este vencido pela mágica seleção de Telê Santana por 3 a 1. E, para piorar, foi expulso após falta em Batista.
Os caminhos de Maradona e do Brasil voltaram a se encontrar na Copa América de 1989. Na fase final do torneio, o camisa 10 chegou já campeão do mundo e ídolo do Napoli. Mas teve que ver o show de Romário e o histórico gol de voleio de Bebeto no Maracanã, na vitória por 2 a 0.
A ‘vingança’ do ídolo argentino viria na Copa do Mundo do ano seguinte, Brasileiros e argentinos se encontraram nas oitavas de final. Se Maradona não fez gol, ele fez a jogada que rendeu o gol de Canniggia que eliminou a seleção brasileira do Mundial da Itália
Por causa do período fora do futebol em que ficou suspenso, o atacante só voltaria a jogar contra o Brasil em 1993, em amistoso que terminou com o placar de empate por 1 a 1 em Buenos Aires. Aquela seria a última vez que os caminhos de Maradona e do Brasil se cruzaram.
LEIA MAIS