Sem Jorge Jesus, lista de finalistas ao prêmio de melhor técnico da temporada tem Marcelo Bielsa, campeão da segunda divisão inglesa
A Fifa divulgou nesta semana a lista de finalistas indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo na última temporada, e concorrem a premiação cinco nomes: Marcelo Bielsa (Argentina / Leeds United FC), Hans-Dieter Flick (Alemanha / FC Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Alemanha / Liverpool FC), Julen Lopetegui (Espanha / Sevilla FC) e Zinedine Zidane (França / Real Madrid CF). Após a divulgação dos treinadores, a ausência de Jorge Jesus, ex-Flamengo, foi questionada por torcedores e parte da imprensa – pelo menos por aqui.
Campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2019, além de ter faturado também os títulos da Supercopa do Brasil , Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca no primeiro semestre de 2020, o treinador português que trocou o Flamengo pelo Benfica, recebeu apenas um voto, e foi como terceiro lugar na relação. A informação foi divulgada pelo blog do jornalista Rodrigo Mattos, no UOL Esporte.
O grupo de especialistas que votaram nos finalistas é formado por ex-jogadores, sendo Cafu, Mondragon e Forlán representando a América do Sul, Stoichkov, Schweinsteiger e David Villa a Europa, El Hadary e Touré o futebol afriacano, Park é o representante da Ásia e Suazo é quem representa a América Central e do Norte. Com isso, a Fifa entende que há representatividade na escolha dos melhores.
Cada especialista faz uma lista de três nomes para cada categoria em ordem decrescente, levando em consideração o período de trabalho entre 20 de julho a 7 de outubro – neste caso, justamente quando acaba a Champions League, lembrando que o calendário desta temporada sofreu alterações devido a pandemia do coronavírus.
LEIA MAIS:
Jornal português coloca jogador do Palmeiras na mira do Benfica a pedido de Jorge Jesus
Técnico do River, Gallardo detona futebol argentino e opina: “Os brasileiros continuam sendo uma potência”