Os pênaltis marcados após toque de mão dentro da área têm sido motivo de discussões intermináveis no mundo todo
A Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) pediu à Fifa (Federação Internacional de Futebol) que a regra da bola na mão, que vem causando muita polêmica no mundo todo a cada pênalti marcado, seja mudada para dar mais autonomia aos árbitros e evitar punições injustas aos jogadores.
O próprio presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, em carta enviada à Fifa, fez o pedido para wue os árbitros voltem a ter a decisão se os jogadores tiveram ou não a intenção de tocar a bola com a mão em alguns lances.
“A tentativa de definir estritamente os casos em que qualquer uso de mão na bola é uma infração resultou em muitas decisões injustas que foram recebidas com crescente frustração e desconforto pela comunidade do futebol”, diz parte da carta de Ceferin, divulgada pela “Associated Press”.
O objetivo do mandatário da entidade que comanda o futebol europeu é que a regra atual, alterada em março de 2019, seja revista pela International Board (órgão que define alterações nas regras do futebol) em reunião prevista para o início de 2021.
“Penso que voltar ao texto anterior, talvez revisto e integrado por uma disposição que não permite marcar gols com a mão ou braço, é uma opção a ser considerada”, completou o presidente da Uefa em carta enviada no dia 27 de outubro, mas que só foi revelada nesta quinta-feira (5).
LEIA MAIS:
Copa do Brasil: restam apenas duas vagas nas quartas; veja os classificados
Com o Vasco, Sul-Americana já tem 10 classificados às oitavas; São Paulo está fora
Corinthians é ELIMINADO na Copa do Brasil e vira piada na web: veja memes