De volta ao comando do Fortaleza, Marcelo Chamusca realizou seu melhor trabalho na carreira em 2015
Contrato de Marcelo Chamusca com o Fortaleza vai até fevereiro de 2021
Nesta quarta-feira, Marcelo Chamusca foi oficializado como novo técnico do Fortaleza, pelo qual foi campeão estadual em 2015. Ele chega para substituir Rogério Ceni que trocou o Tricolor de Aço pelo Flamengo. O treinador, que até então, estava no Cuiabá, vai iniciar seu segundo trabalho na Série A do Campeonato Brasileiro.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Por ora, o melhor aproveitamento de Marcelo Chamusca na carreira, segundo o site “oGol”, foi há quase cinco anos, quando dirigiu o Fortaleza em 35 jogos. Foram 21 vitórias, oito empates e seis derrotas. Nesse ínterim, obteve 82,86% de aproveitamento. Sob o seu comando a equipe cearense marcou 54 gols e sofreu 25.
Após comandar o Fortaleza, o treinador comandou nove clubes do futebol brasileiro. Porém, teve passagem bem-sucedida somente em três deles: Paysandu, Ceará e Cuiabá. Nesta temporada, ele conduziu a equipe de Mato Grosso as quartas de final da Copa do Brasil. Além disso, o Dourado ocupa a terceira colocação na Série B do Campeonato Brasileiro.
Por outro lado, Marcelo Chamusca teve passagem para ser esquecida por Atlético Goianiense, Sampaio Corrêa, Ponte Preta e Vitoria. Nesses clubes, ele foi contratado cercado de expectativas. Porém, teve o trabalho interrompido antes de completar 20 jogos à frente dessas equipes. Por isso, o Torcedores.com fez um levantamento dos principais trabalhos de Marcelo Chamusca no futebol brasileiro. Confira!
Cuiabá: 2019 a 2020
Jogos: 44
Vitórias: 23
Empates: 14
Derrotas: 7
Em 2019, Marcelo Chamusca conquistou a Copa Verde. É, portanto, o título mais expressivo da sua carreira. Na atual temporada, o time fazia campanha histórica na Série B do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Ceará: 2017 a 2018
Jogos: 64
Vitórias: 34
Empates: 17
Derrotas: 13
Em 2018, o treinador venceu o campeonato estadual pelo Ceará em cima do rival Fortaleza. Na temporada anterior, o time fez excelente campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. Com ele no comando, a equipe conseguiu voltar à elite do futebol brasileiro.
Paysandu: 2017
Jogos: 32
Vitórias: 15
Empates: 7
Derrotas: 8
Pelo Paysandu, Marcelo Chamusca conquistou o Campeonato Paraense de 2017. Após bom começo na Série B do Brasileiro, ele deixou a equipe bicolor para comandar o Ceará. Na época, o treinador optou pela estrutura e estabilidade financeira oferecida pelo Vozão.
Fortaleza: 2014 a 2015
Jogos: 62
Vitórias: 37
Empates: 18
Derrotas: 7
Após passar pelo Vitória da Conquista e Salgueiro, Marcelo Chamusca foi contratado para comandar o Fortaleza na Série C do Brasileiro de 2014. O time foi eliminado pelo Macaé nas quartas de final da competição. No ano seguinte, venceu pelo Tricolor de Aço o Campeonato Cearense.