Corrupção no futebol: Blatter e Platini são acusados pelo Ministério Público por fraude
MP da Suíça acusou os ex-presidentes da FIFA e da UEFA
Joseph Blatter e Michel Platini, ex-presidente da FIFA e da UEFA, respectivamente, foram acusados pelo Ministério Público (MP) da Suíça por “fraude e quebra de confiança”.
Ambos já foram acusados de “peculato” e “gestão danosa”, mas uma investigação mais profunda foi aberta para apurar os últimos cinco anos de ambos à frente das entidades que comandaram.
“O Ministério Público Federal informou as partes que, com base na investigação atual, o processo está para ser reavaliado”, disse o Procurador-Geral da Suíça.
“Desde então, Joseph Blatter e Michel Platini estão sendo investigados por suspeita de fraude.”
Platini está nas acusações ao lado de ex-dirigentes da FIFA, como Jérôme Valcke e Marcus Kattner. No país europeu, apenas a acusação de fraude pode levar o condenado a cinco anos de prisão.
Blatter e Platini foram recentemente banidos do futebol por oito anos, mas tiveram o tempo reduzido pela Corte Arbitral do Esporte. O ex-presidente da FIFA é obrigado a ficar de fora do esporte até outubro do ano que vem, enquanto o ex-jogador francês encerrou sua suspensão no ano passado. As penas foram de seis e quatro anos, respectivamente.
Brasileirão: veja quais times mais sofreram com a “Lei do Ex” em 2020