Home Extracampo CBF decide não punir jogadores e técnicos por quebra de protocolo

CBF decide não punir jogadores e técnicos por quebra de protocolo

Entidade definiu que cada clube deve se responsabilizar por seus profissionais

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Entidade definiu que cada clube deve se responsabilizar por seus profissionais

O médico da CBF, Jorge Pagura, confirmou em entrevista à TV Gazeta que a entidade que comanda o futebol brasileiro não punirá jogadores e técnicos por quebra de protocolo de prevenção à Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo Pagura, a responsabilidade é de cada clube arcar com as consequências de seus atletas, enquanto a CBF apenas apresentou o protocolo a ser cumprido.

“A CBF cuida do campeonato e das suas regras. Os clubes tem que cuidar da proteção os próprios atletas, dirigentes e comissão técnica. Às vezes ele consegue segurar o atleta, às vezes não, e ele que tem que passar essa orientação para seguir um protocolo. No fundo, o prejuízo é do clube”, disse o médico da CBF, justamente no período de maior surto entre atletas desde o início da pandemia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O protocolo foi uma experiência totalmente nova, e a gente não tem isso estipulado como uma situação punitiva. Fazemos nossos bloqueios aonde nos compete. Nós notamos um aumento da curva no país e mandamos um alerta para os clubes. Nós não temos hoje, em termos de legislação esportiva, algo para fazer uma punição, porque a gente espera que cada um mantenha sua responsabilidade, É o time, a casa deles.”

O futebol brasileiro foi criticado no Uruguai após Matias Viña ter sido contaminado no Palmeiras e supostamente levado o vírus até o elenco da seleção local. Pagura defendeu a CBF e disse que Gabriel Menino, que também se contaminou no Palmeiras, fez o teste logo em sua chegada, testou positivo e prontamente foi cortado sem passar a Covid-19 para nenhum companheiro.

“Tivemos uma reunião com o Comitê Médico da Conmebol e vi uma foto de nove jogadores do Uruguai sentados, sem máscara e conversando. Tem que avaliar dentro do clube, a CBF cuida do campo, não entra ninguém sem inquérito epidemiológico e sem medir a temperatura. E todos aqueles que participam sem máscara do evento, que são jogadores, árbitros e técnicos, estão testados e negativados. O controle é extremamente rígido”, completou.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Seleções sul-americanas devolvem 15 jogadores com Covid-19 e três lesionados para os clubes

PUBLICIDADE
Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial