Maradona morreu nesta quarta-feira (25), aos 60 anos, vítima de insuficiência cardíaca aguda
Em comunicado oficial divulgado em suas redes sociais nesta quinta-feira (26), o advogado de Diego Maradona, Matías Morla, use despediu o amigo e criticou a demora da chegada da ambulância para socorrer o ídolo argentino. Morla cobrou uma investigação sobre a morte de seu cliente.
“É inexplicável que durante 12 horas meu amigo não tenha tido a atenção por parte do pessoal de saúde dedicado a esses fins. A ambulância demorou mais de meia hora para chegar, o que foi uma idiotice criminosa”, disparou Matías Morla.
— MATIAS MORLA (@MatiasMorlaAb) November 26, 2020
As 12 horas “sem atenção” citadas por Morla fazem referência possível última pessoa da família a ver Maradona com vida: o sobrinho do ex-jogador, que teria o visitado noite de terça-feira, segundo relatos da imprensa argentina.
Segundo o jornal Olé, Maradona acordou cedo na quarta-feira, tomou café da manhã, caminhou e depois voltou para a cama, como costumava fazer. Ainda de acordo com a publicação, ele teria que levantar-se novamente às 12h, o que não aconteceu – depois disso, a enfermeira particular o encontrou desmaiado. Nove ambulâncias teriam chegado ao local, sendo algumas com grande atraso, mas as tentativas de reanimação não funcionaram.
Relatórios preliminares da autópsia indicam que Diego Maradona morreu por insuficiência cardíaca aguda, além de ter sido constatado também que o ídolo argentino tinha cardiomiopatia dilatada e insuficiência cardíaca congestiva, doença crônica no músculo do coração que causou um grave edema pulmonar.
CONFIRA O COMUNICADO DO ADVOGADO NA ÍNTEGRA:
Hoje é um dia de profunda dor, tristeza e reflexão. Sinto em meu coração a partida do meu amigo, a quem honrei com minha lealdade e companheirismo até o último de seus dias. Minha despedida eu fiz com ele pessoalmente, e o velório deve ser um momento íntimo e familiar.
E quanto à informação das autoridades de San Isidro, é inexplicável que durante 12 horas meu amigo não tenha tido a atenção por parte do pessoal de saúde dedicado a esses fins. A ambulância demorou mais de meia hora para chegar, o que foi uma idiotice criminosa.
Não se deve passar por cima desse fato, e vou pedir que se investigue até às últimas consequências. Como me dizia Diego: você é meu soldado, atue sem piedade.
Para definir Diego neste momento de profunda desolação e dor, posso dizer: foi um bom filho, o melhor jogador da história e uma pessoa honesta.
Que descanse em paz, irmão.”
LEIA MAIS:
Neymar lamenta morte de Maradona: “O futebol te agradece”
Messi lamenta morte de Maradona e se despede do ídolo: “Nos deixa, mas não se vai, porque Diego é eterno”
Maradona já citou Pelé como ‘lenda inventada’ e apontou Di Stéfano como melhor de todos os tempos