Tricampeão, Pelé nunca foi artilheiro de uma Copa; veja o histórico do Rei em mundiais
Pelé completa 80 anos em 2020 e segue como único jogador a conquistar três títulos de Copa do Mundo na carreira
Considerado ‘Rei do Futebol’ e melhor jogador da história, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, entrou de vez para a história ao conquistar nada menos que três títulos da Copa do Mundo: a primeira na Suécia, em 1958; a segunda no Chile, em 1962; e a terceira no México, em 1970. O ídolo do futebol brasileiro e Santos é o único jogador com este feito na carreira até o momento.
Apesar do feito histórico e inédito, Pelé, que marcou 767 gols oficiais e um total de 1282 gols ao longo da carreira, nunca conseguiu terminar uma disputa de Copa do Mundo como artilheiro. Em quatro edições disputadas – lembrando que o camisa 10 esteve também no Mundial de 1966 -, ele soma 12 gols marcados na competição.
Com os 12 gols marcados, Pelé é o quinto maior artilheiro da história das Copas, levando em consideração apenas a competição masculina. O brasileiro fica atrás de Miroslav Klose (Alemanha, 16 gols), Ronaldo (Brasil, 15 gols), Gerd Müller (Alemanha, 14 gols) e Justaine Fontaine (França, 13 gols).
Nas edições de Copas que Pelé disputou, o Brasil só teve o artilheiro uma vez, em 1962, quando Garrincha e Vavá ainda dividiram a artilharia com Flórián Albert (Hungria), Jerkovic (Iugoslávia) e Leonel Sánchez (Chile) – todos com quatro gols cada. Veja o histórico completo:
Copa da Suécia 1958
Campeão: Brasil
Artilheiro: Fontaine (França) – 13 gols
Copa do Chile 1962
Campeão: Brasil
Artilheiros: Flórián Albert (Hungria), Garrincha (Brasil), Jerkovic (Iugoslávia), Leonel Sánchez (Chile), Vavá (Brasil) – 4 gols
Copa da Inglaterra 1966
Campeão: Inglaterra
Artilheiro: Eusébio (Portugal) – 9 gols
Copa do México 1970
Campeão: Brasil
Artilheiro: Gerd Muller (Alemanha) – 10 gols
LEIA MAIS:
Pelé ou Maradona? Veja os números da carreira de cada jogador
Saiba quem são os artilheiros de cada edição da Copa do Mundo