Mauricio de Sousa criou o Pelezinho na década de 70
Pelé está fazendo 80 anos nessa sexta-feira, 23 de outubro. Foram 21 anos como jogador profissional de 1956 a 1977 com lances dignos de histórias em quadrinhos. Tantas magias acabaram transformando o Rei do futebol em um personagem, mesmo. Isso aconteceu pelos traços de outro gênio: Mauricio de Sousa. Estava criado o Pelezinho.
Personagem foi relançado em 2012 pela Panini (Divulgação/MSP)
“Encontrei o Pelé em um voo de Roma para São Paulo nos anos 70. E na conversa falei sobre eu criar um personagem baseado nele e sua história. Ele gostou da ideia. Tempos mais tarde levei uns esboços do personagem infantil para uma reunião em Nova York. Pelé ainda estava no time do Cosmos e achava que devia ser um personagem ao estilo herói como os personagens americanos. Eu disse que criança gosta de brincar com criança e que seria melhor dessa forma.”, relembra Mauricio em entrevista exclusiva ao Torcedores
E a criação do personagem passou pelo crivo de Edinho e Kelly, filhos mais velhos do Rei, crianças na época.
“Ele me disse que os filhos adoraram. O Pelezinho é o personagem de futebol com mais sucesso no mundo”, derrete-se o criador da Turma da Mônica.
A partir dessa criação foram lançados gibis, bonecos e os mais variados brinquedos. O desenhista ressalta: Pelezinho tem sete anos, assim como, toda clássica turminha do Bairro do Limoeiro.
“Pelé lembra uma era! De jogadores geniais que faziam as torcidas ondularem nos estádios! Mas o Pelé é quem estava na crista da onda. O homem-espetáculo que atraía multidões. Vi o Pelé em ação e senti a vibração que as suas jogadas provocavam no público. Era uma coisa excepcional! E concordo com o título de Rei, cujo o trono jamais foi ocupado por outro futebolista. Eu tenho uma enorme satisfação de estar dentro dessa história”, finaliza um emocionado Mauricio de Sousa.
LEIA MAIS