Aos 20 anos, Gustavo Assunção é a maior estrela do Famalicão
O meia Gustavo Assunção renovou o contrato com o Famalicão, publicou neste sábado o jornal português “O Jogo”. De acordo com a publicação, o jogador luso-brasileiro de 20 anos, filho de Paulo Assunção que teve passagem marcante por Atlético de Madrid e Porto foi ampliado até junho de 2025. Ainda segundo a reportagem, o clube estabeleceu uma cláusula de 50 milhões de euros (R$ 327,2 milhões, pela cotação atual). O vínculo anterior terminava em 2024.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Recentemente, Gustavo Assunção havia aberto a possibilidade de deixar o clube português. Afinal, o jogador recebeu sondagens de clubes da Espanha, França e Itália. Nesse ínterim, o Valencia, o Lille e a Internazionale chegaram a demonstrar interesse na contratação do atleta. Mas as conversas não evoluíram. Com isso, o meia optou em ampliar seu vínculo com o Famalicão por cinco temporadas.
A renovação de contrato de Gustavo Assunção é um dos pilares do clube, que fez boa campanha no último Campeonato Português. O time, inclusive, terminou a competição na sexta posição a um ponto do Rio Ave que conquistou uma vaga para a Liga Europa. A permanência do brasileiro reforça o desejo do presidente Famalicenses, Joaquim Jorge Alves da Silva, de projetar internacionalmente o Famalicão.
Filho do ex-jogador Paulo Assunção e campeão da Liga Europa pelo Porto e Atlético de Madrid, Paulo Assunção, o meia nascido no Brasil e formado no futebol da Espanha, ainda não decidiu qual seleção irá defender no futuro. Com múltipla nacionalidade, ele está habilitado para defender as seleções brasileira, portuguesa e espanhola. Mas por enquanto, o jogador está focado somente em ganhar reconhecimento no futebol europeu.
A carreira de Gustavo Assunção
Nascido em São Paulo, Gustavo Enrique Giordano Amaro Assunção da Silva foi revelado pelo Atlético de Madrid. Ele, inclusive, ingressou nas categorias de base do clube ‘Colchonero’ durante o período que seu pai, Paulo Assunção, atuou no futebol espanhol.
Na temporada 2018/2019, Gustavo foi promovido ao profissional pelo técnico Diego Simeone. Porém, o jogador não chegou a disputar uma partida oficial sob o comando do argentino. Ao término de seu contrato, o luso-brasileiro se transferiu para o Famalicão, de Portugal.
Já o seu pai, Paulo Assunção, foi revelado pelo Palmeiras. No entanto, o jogador construiu carreira sólida atuando na Europa. Ele, nesse ínterim, defendeu o Porto, Nacional da Ilha da Madeira, Atlético de Madrid, Deportivo La Coruña, AEK e Levadiakos. Perto de encerrar a carreira, Paulo teve breve passagem pelo São Paulo onde venceu a Copa Sul-Americana de 2012.