Vágner Mancini terá contrato com o Corinthians até dezembro de 2021
Com passagens por 16 clubes ao longo da carreira como treinador, Vágner Mancini é considerado por dirigentes brasileiros como um especialista em ‘apagar incêndios’ e evitar rebaixamentos. Foram três entre 2010 e 2020. O último foi o Vitória, que escapou da degola do Campeonato Brasileiro de 2017. Por isso, ele foi escolhido pelo presidente Andrés Sanchez para comandar o Corinthians.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Apesar do retrospecto, Vágner Mancini tem tido vida curta nos clubes. O Corinthians, inclusive, será a sua sexta equipe em três temporadas. Anteriormente, o treinador comandou o Atlético Goianiense Atlético Mineiro, São Paulo, Vitória e a Chapecoense. O seu trabalho mais longevo foi ainda em início de carreira quando ficou à frente do Paulista, de Jundiaí, de 2004 a 2007. O técnico, nesse ínterim, venceu a Copa do Brasil de 2005.
O novo técnico do Corinthians é um ‘bombeiro’. Ao longo da carreira, Vágner Mancini acumulou trabalhos bem-sucedidos em situação semelhante, onde sua missão era recuperar um time à beira do abismo e evitar o pior. E o último foi com o Vitória no Campeonato Brasileiro de 2017. Dessa forma, o Torcedores.com apurou o desempenho do treinador quando contratado para ser o ‘salvador da pátria’. Confira!
Vitória | 2017
O Vitória escapou milagrosamente do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Afinal, uma combinação de resultados manteve o time na elite do futebol nacional. Apesar da derrota para o Flamengo, em Salvador, o Leão ‘secou’ o Coritiba que perdeu para a Chapecoense. Dessa forma, o time rubro-negro assegurou permanência na primeira divisão. Foram 22 jogos, 8 vitórias, 7 empates e 7 derrotas.
Athletico Paranaense | 2013
Além de salvar o Furacão do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, Vágner Mancini conduziu o time a surpreendente terceira colocação. Com isso, o time conseguiu se classificar para a Copa de Libertadores da América. Além disso, o treinador ainda levou o Athletico Paranaense a final da Copa do Brasil de 2013, na qual o título ficou com o Flamengo. Foram 32 jogos, 17 vitórias, 7 empates e 8 derrotas.
Cruzeiro | 2011
O trabalho mais emblemático de Vágner Mancini foi no Cruzeiro. A Raposa escapou do descenso somente na última rodada do Brasileirão. O time, inclusive, aplicou uma goleada histórica por 6 a 1 sobre o maior rival Atlético-MG. Com isso, o treinador seguiu no clube no ano seguinte. Porém, foi demitido após a equipe acumular resultados ruins no Estadual. Foram 10 jogos, 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.